Maioria dos brasileiros viaja com particular interesse pela gastronomia dos destinos. Mexicanos e colombianos também.
De acordo com uma pesquisa da Booking.com, a análise dos dados de mais de 50.000 viajantes revelou que 7 em cada 10 brasileiros escolhem um destino analisando as opções de comida e bebida. No México essa é também a escolha para 84% dos viajantes e na Colômbia os números descem ligeiramente, para 82%.
Entre os países da América Latina, a Argentina foi o único que apresentou percentagem abaixo de 50%, com 49% dos inquiridos a afirmar que escolhem um destino baseado nas opções gastronómicas.
Na Europa, é a Suécia o país onde as pessoas menos se interessam pela gastronomia, com apenas 3 em cada 10 suecos a responder positivamente a essa questão.
Os Milenials
Numa outra pesquisa, feita pelo site Hoteis.com, para a maioria dos ‘millenials’ brasileiros, a gastronomia é o fator mais importante na escolha de um destino para viajar.
Entre os ’Millennials’ do Brasil, jovens que nasceram entre 1980 e 1995 também conhecidos como Geração Y, são 62% os que viajam fazem a escolha do destino com base na culinária local.
Esta componente da viagem é tão marcante que 74% dos turistas a apontam como das principais lembranças de férias passadas, ultrapassando mesmo atividades mais radicais (18%), e até mesmo companheiros de viagem (13%).
Já em relação aos melhores destinos do mundo para comer, os jovens apontam Paris (27%), Tóquio (23%) e Roma (22%) como os primeiros da lista.
A pizza (54%) é a opção preferida dos millenials para fotos nas redes sociais e 81% dos entrevistados admitiram que preferem postar fotos de pratos do que dos seus próprios amigos (22%) no Instagram.