//Truta à moda do Paul

Truta à moda do Paul

A truta possui um alto valor nutritivo, com elevado teor de proteína, cálcio, fósforo, sais minerais e vitaminas.

Para confecionar a ‘Truta à moda do Paul’ o peixe, depois de arranjado, leva sal durante algum tempo e vai a grelhar. O toque ‘especial’ está no tempero com molho de limão e manteiga e é acompanhada com batatas e legumes.

O Paul

Paul é uma é uma pequena freguesia do concelho da Covilhã, com 24 km² de área e pouco mais de 1500 habitantes.

Com a diminuição das trutas nos rios e ribeiros, o viveiro existente no Paul é hoje a grande ‘fornecedora’ deste peixe, nomeadamente para a 5ª edição do Festival da Truta à Paul que se realizou no último fim de semana de julho.

A Truta

A Truta, pertencente à mesma família do salmão (Salmonidae), tem o seu habitat natural nos rios e ribeiras das montanhas altas com águas frias e bastantes oxigenadas.

A truta possui um alto valor nutritivo, com elevado teor de proteína, cálcio, fósforo, sais minerais e vitaminas. Apresenta também ácidos graxos do tipo Ómega-3 e baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol mau (LDL).

O prato apresentado foi confecionado no Restaurante ‘O Helder’ em Paul e integra a Carta Gastronómica editada pela Associação de Desenvolvimento Rural Estrela Sul (ADERES).