//Sabugal – ‘Truta com Vinagrete’

Sabugal – ‘Truta com Vinagrete’

Entre os três melhores pratos na categoria Peixe e Marisco no concurso ‘7 Maravilhas da Nova Gastronomia’.

A criação apresentada pelo restaurante do concelho do Sabugal, o TrutalCôa, de Antoine Tavares classificou-se esta terça-feira em segundo lugar na Pré-Final do concurso ‘7 Maravilhas da Nova Gastronomia’. Em primeiro lugar com entrada direta na Final ficou o ‘Filete de Robalo da Zambujeira’.

Para este concurso foram selecionadas 140 receitas harmonizadas com os melhores vinhos de cada região vitivinícola. Da carne ao peixe, e ao marisco, passando pelos petiscos e a terminar na doçaria, sem esquecer os pratos vegetarianos e veganos ou até a cozinha molecular.

Esta seleção inclui o melhor das novas criações gastronómicas: são 140 iguarias de 140 restaurantes, de norte a sul e ilhas, com 140 harmonizações de vinho. O concelho do Sabugal fez-se representar com quatro propostas (restaurantes: Casa da Esquila e Trutalcôa) na lista dos finalistas regionais.

A eliminatória na categoria Peixe e Marisco, onde o prato ‘Truta com Vinagrete’ assegurou o 2º lugar, decorreu esta terça-feira, 17 de Agosto em Mafra. No programa estiveram presentes para apresentar a ‘Truta com Vinagrete’ uma comitiva com Antoine Tavares e o presidente da autarquia, António Robalo, entre outros.

Segundo Antoine Tavares, atual proprietário do restaurante e dos viveiros da Trutalcôa, “A truta é a rainha deste prato, é fatiada muito fininha, frita que leva depois um vinagrete”. O proprietário do restaurante da iguaria pré-finalista explica ainda que “ao vinagrete junta-se flor de sabugueiro para fazer uma infusão, o sabugueiro é uma combinação perfeita porque ajuda a retirar um pouco do doce natural da truta”.

Antoine Tavares, termina a explicação deste prato afirmando que “a truta faz-se acompanhar com a reinvenção de um prato que se fazia no tempo das nossas avós para aproveitar o pão duro que ia sobrando.” Além da truta arco-íris do Rio Côa e da flor de sabugueiro, compõem ainda este prato: morugem, poejo, hortelã brava e erva peixeira, produtos endógenos do concelho do Sabugal.

 

sete maravilhas da gastronomia

 

A ‘Truta com Vinagrete’ está na fase da repescagem e disputa com o terceiro classificado desta categoria ‘Rabos de Polvo das Bruxas’ num programa que vai para o ar no dia 25 de Agosto. O vencedor desta etapa junta-se ao finalista na grande final do concurso.

A gala final do concurso, que vai escolher as 7 Maravilhas da Nova Gastronomia em Portugal, está marcada para o dia 4 de setembro e será transmitida pela RTP1.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) voltou a ser parceira das 7 Maravilhas de Portugal tendo sido a responsável por encontrar os vinhos ideais para acompanhar estas maravilhas da nova cozinha. Para José Arruda, secretário geral da AMPV, “é um grande privilégio voltarmos a ser parceiros deste grande projeto nacional das 7 Maravilhas e termos esta excelente oportunidade de promover e divulgar os nossos vinhos associados à nossa gastronomia, aos nossos melhores produtos e a este ‘saber fazer’ da cozinha portuguesa”. Acrescenta José Arruda que “foi um grande desafio e responsabilidade eleger os 140 vinhos para as 140 iguarias presentes neste concurso, contudo, a diversidade de vinhos que temos no nosso território é tão grande e são vinhos com tanta qualidade que acredito que não foi difícil encontrar as melhores maravilhas da área dos vinhos, e que estarão à altura dos pratos confecionados neste concurso pelos melhores chefs e cozinheiros do nosso país”.