A receita da ‘Confraria das Tripas à Moda do Porto’ oferecida ao Chefe Silva.
A Confraria que tem a função de ‘defender’ e preservar esta iguaria tradicional da cidade Invicta ofereceu a receita ‘oficial’ para a ‘Biografia do Chefe Silva’.
(Para 10 pessoas)
Ingredientes:
2 kg de tripas de vitela; 2 mãos de vitela; 100 grs de chouriço de carne; 250 grs de orelheira; 150 grs de toucinho entremeado; 100 gr de presunto; 150 grs de salpicão; 600 gr de galinha; 1 kg de feijão manteiga; 80 g cenouras; 100 g cebolas grandes; 30 g de banha; 1 ramo de salsa; 1 folha de louro; sal marinho e pimenta
Confeção:
Lavam-se as tripas muito bem e esfregam-se com sal e limão. Cozem-se em água com sal. Limpa-se a mão de vitela e coze-se. Noutro recipiente cozem-se as restantes carnes e a galinha. Estas carnes retiram-se à medida que vão estando cozidas.
Coze-se o feijão, que já está demolhado, com as cenouras às rodelas e uma cebola aos gomos.
Pica-se uma cebola e «estala-se» numa colher de banha. Juntam-se todas as carnes cortadas em bocados (incluindo as tripas, galinha, enchidos, etc.).
Deixa-se apurar um pouco e introduz-se o feijão. Tempera-se com sal, pimenta preta moída na altura, o louro e a salsa. Deixa-se apurar bem.
Retira-se a salsa e serve-se em terrina de porcelana ou de barro, polvilhado, segundo o gosto, com cominhos ou salsa picada e acompanhado com arroz branco seco.
Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa (Mundus Reserva tinto 2013)
Os aromas florais e de frutos silvestres das castas tintas Aragonez e Castelão conferem complexidade a este vinho com taninos equilibrados q.b., daí que seja o vinho recomendado para este prato “consistente” do receituário nortenho do nosso país.
Mundus Reserva tinto 2013
www.vermelhawineshop.pt
A HISTÓRIA DAS TRIPAS À MODA DO PORTO
O desconhecimento completo de um facto da história portuense, passado quando reinava D. João Primeiro, dá frequente motivo a que, quando alguém muito esperto pretende zombar de um filho da cidade do Porto, lhe atire desdenhosamente à cara com a alcunha de tripeiro, como se fora o mais ignominioso insulto.
(…/…)
A Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto conta-lhe toda a história… Basta clicar
AQUI
Patrocínio:
(25% do valor do patrocínio é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)
Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/
You must be logged in to post a comment.