//Quatro Moscatéis portugueses no TOP 10 mundial

Quatro Moscatéis portugueses no TOP 10 mundial

Palmela conta com três ‘lugares’ no TOP 10 da 21ª edição do concurso ‘Muscats du Monde’.

Na lista dos dez melhores moscatéis do mundo da edição de 2021 contam-se quatro generosos nacionais. São eles o Moscatel do Douro DOC Adega de Favaios 2000 na (2º); Moscatel de Setúbal DOC Superior Bacalhoa dez anos 2004 (3º); Moscatel de Setúbal DOC Adega de Palmela 10 anos (4º); Moscatel Roxo de Setúbal DOC Venâncio da Costa Lima Reserva da Família 2017 (5º). Este último, sublinhe-se, foi eleito o melhor moscatel do mundo na edição de 2020 deste mesmo concurso.
O primeiro lugar desta lista foi atribuído a um moscatel francês, o Muscat de Beaumes de Venise Vintage 1986 e outros vinhos incluídos nesta lista são oriundos Espanha, da Austrália, do Canadá e do Brasil.

Nesta 21.ª edição do concurso internacional Muscats du Monde decorreu nos dias 7 e 8 de setembro na região Occitânia, no sul de França o júri internacional provou 182 moscatéis de todo o mundo e atribuiu 60 medalhas.
Face aos prémios conquistados por Moscatéis de Setúbal, que são produzidos em Palmela, o município deste território integrado na região vitivinícola da Península de Setúbal aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 15 de setembro, uma saudação às adegas do concelho de Palmela premiadas na 21.ª edição do Concurso Internacional de Vinhos Muscats du Monde.

Deste concelho foram premiados:
Com Medalhas de Ouro: Moscatel de Setúbal 10 anos (Adega Cooperativa de Palmela); Moscatel Roxo de Setúbal Reserva da Família 2017 (Venâncio da Costa Lima); Moscatel de Setúbal Reserva 2009 (Venâncio Costa Lima).
Com Medalhas de Prata: Moscatel de Setúbal 2018 (Venâncio da Costa Lima); Moscatel de Setúbal 2018 (Adega Cooperativa de Palmela); Moscatel de Setúbal Paço do Bispo 2019 (Sivipa – Soc. Vinícola de Palmela); Moscatel de Setúbal Superior 2009 (Casa Ermelinda Freitas); Moscatel de Setúbal Roxo DO Contemporal 2018 (Adega Cooperativa Pegões).

Para saber quais os quatro Moscatéis de Setúbal no ‘Top 10’ desta competição em 2020:
https://jornalsabores.com/quatro-moscateis-setubal-no-top-10-mundial/

Para saber mais sobre o Moscatel de Setúbal e o Moscatel Roxo:
https://jornalsabores.com/os-moscateis-de-setubal/