//Trás-Os-Montes – Caldo de Cebola (Vinhais)
cebola

Trás-Os-Montes – Caldo de Cebola (Vinhais)

Sopa ligada às tradições religiosas da Páscoa.

Contrariamente ao que acontece nesta receita, em que a cebola é consumida como ingrediente principal, este legume, da família das Liláceas é, essencialmente, utilizado como condimento. Tendo como origem o Turquestão, encontra-se disseminada por toda a Europa, sendo cultivada em abundância.

Das espécies ao nosso dispor destacam-se:

  • Saloia ou do Almargem – de cor amarela/avermelhada, possuindo um grande poder de conservação.
  • Garrafal – cor amarela clara e de fácil conservação.
  • De Setúbal – temporã, de cor amarela e de difícil conservação.
  • Redonda da Madeira – de cor avermelhada e sabor açucarado.
  • Branca Ordinária – de grande volume e sabor pouco pronunciado.
  • Valenciana – volumosa, cor amarela/avermelhada, sabor muito agradável e fácil conservação.

O consumo desta sopa liga-se às prescrições religiosas associadas às celebrações do Domingo de Ramos, em que o consumo de legumes verdes (hortaliças) era vedado em certas zonas de Trás-os-Montes. Frequentemente, este mesmo costume inclui-se nas observâncias religiosas da Sexta-Feira Santa, de modo a que, diz o povo, “Cristo ainda tenha tempo de olhar para as hortas”.

Pensa-se que a introdução do chouriço como ingrediente presente nesta sopa seja posterior aos restantes componentes, reportando-se a épocas mais recentes, em que as prescrições religiosas já não detinham a obrigatoriedade abstinente de outrora, verificando-se, igualmente, a extrapolação do prato para fora do eu contexto de consumo habitual.

 

Ingredientes para 10 pessoas

1kg batatas; 600grs de cebola; 150grs de chouriço; 0,5dl de azeite; q.b de sal.

 

Preparação

Descascar, lavar e cortar as batatas em cubos. Cozer as batatas em água com o chouriço e o azeite. Retirar o chouriço e reservar. Retirar as batatas, passá-las pelo passe-vite e adiciona-las novamente ao caldo. Descascar, lavar e cortar a cebola em pequenos cubos. Juntar a cebola ao caldo, deixar cozer e retificar os temperos. Cortar o chouriço às rodelas. Servir o caldo individualmente com rodelas de chouriço em cada prato.

 

Valor Nutricional

Valor calórico total da receita: 1,900kcal

Distribuição da composição nutricional: 13% proteína; 47% lípidos; 40% hidratos de carbono.

Valor calórico por pessoa: 190 calorias

 

In: A Cultura Gastronómica em Portugal – Edição do Centro de Formação Profissional do Setor Alimentar

 

Considerações Gerais:

Como resultado da ação dos sais minerais presentes na sua composição, principalmente o fósforo, o ferro e o cálcio e vitaminas C e do complexo B, a cebola pode ser considerada um alimento auxiliar do organismo, relativamente a infeções e a eventuais substâncias tóxicas. A cebola é indicada para estimular o petite e regularizar enfermidades do estômago, logo, este caldo é ótimo na preparação e estimulação do estômago para os outros pratos que constituírem a refeição.