//Touriga Nacional ‘Carvalhas’

Touriga Nacional ‘Carvalhas’

Ao ‘Carvalhas branco’, ‘Carvalhas Vinhas Velhas tinto’ e ‘Carvalhas Tinta Francisca’ junta-se agora o Touriga Nacional, mais um poderoso tinto com assinatura ‘Carvalhas’.

A Touriga Nacional tem vindo a revelar-se como a mais nobre e icónica casta a nível nacional, estando presente no Douro há mais de três séculos. Álvaro Martinho, agrónomo da Quinta das Carvalhas, descobriu na chamada ‘Vinha da Cascalheira’, localizada junto ao rio Torto, uma parcela desta afamada casta que, beneficiando de uma exposição Norte e de um microclima muito particular, apresenta vinhos de enorme intensidade aromática e finesse.

Com a fermentação feita em pequenas cubas de inox – com muito pouca extracção e a baixa temperatura – e estágio de doze meses em barricas usadas de carvalho francês, o ‘Carvalhas Touriga Nacional tinto 2014’ impressiona pela potência e estrutura de um grande Douro, mas também pela imensa frescura, jovialidade e vigor. Um lote “especial” a dar-lhe lugar no patamar dos topos de gama da Real Companhia Velha. Um nobre Touriga Nacional, com um intenso bouquet de aromas finos com notas cítricas de bergamota, frutos vermelhos e complexas nuances de violeta. Um vinho firme, de estrutura muito elegante e concentrada, com um tanino redondo mas muito presente, repleto de sabores frutados. Termina com uma acidez viva e persistente que lhe confere toda a tipicidade da casta e da região.

Agora na colheita de 2015, o ‘Carvalhas branco’ nasceu em 2010.

Um branco bem ao estilo duriense, de cor citrina brilhante e aromas intensos a flor de laranjeira e alperce, com típicas nuances minerais e vegetais a combinam com uma madeira saliente, demostrando o início de um processo harmonioso de integração.

O ‘Carvalhas Vinhas Velhas tinto’ faz destacar as notas de frutos vermelhos e fruta preta, aliadas a nuances herbáceas e especiadas e subtis notas de baunilha, a revelar a harmoniosa integração com a madeira. Com um excelente volume de prova, mostra-se potente mas ao mesmo tempo elegante e com uma concentração e profundidade próprias de vinhas de baixa produção. Os taninos são firmes e muito redondos, com sabores realçados por uma equilibrada acidez, que torna a prova longa e persistente.

Mantendo o perfil das colheitas anteriores, o ‘Carvalhas Tinta Francisca tinto 2013’ é um tinto original, de aroma intenso e fresco, onde se salientam as notas de frutos do bosque e ligeiras impressões vegetais, conferindo-lhe uma notável complexidade. Intenso de sabores, com muita presença; é, no entanto, extremamente elegante e termina com um final longo e fresco e muito macio.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Carvalhas Touriga Nacional tinto 2014 . DOC Douro
PVP: €38,00 • Garrafas: 2.800 • Álc.: 13,5% • Acidez Total: 5,3g/l • pH: 3,57