//‘Torricado com Bacalhau Assado’ em Vila Franca de Xira

‘Torricado com Bacalhau Assado’ em Vila Franca de Xira

‘Torricado com Bacalhau Assado’ é o prato em destaque na campanha gastronómica levada a cabo em mais de duas dezenas de restaurantes do concelho de Vila Franca de Xira durante os fins de semana de novembro.

Com raízes históricas no campo da Lezíria, o ‘Torricado com Bacalhau Assado’ tem ingredientes fáceis de conservar como base: pão esfregado com alho, torrado em cima das brasas, untado depois com azeite e acompanhado com bacalhau. Este é o prato em destaque nos restaurantes aderentes, onde os visitantes podem ainda degustar outras iguarias regionais como galinha de cabidela, coelho no tacho ou ensopado de enguias.

Durante o Festival de Gastronomia promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, os visitantes podem ainda usufruir de descontos em outras experiências na região, como provas de vinho, equitação ou observação de aves.

Mais informação em: www.cm-vfxira.pt

O Torricado é um prato típico da região do Ribatejo, tradicionalmente associado ao trabalho do campo, especialmente dos pescadores dos valados do Tejo e aos trabalhadores rurais da zona do Bairro.
Semelhante à Bruschetta, consiste numa forma prática de cozinhar o pão, torrando-o e untando-o de azeite e alho. Apresenta-se habitualmente como acompanhamento de bacalhau grelhado, embora também seja usual como acompanhamento de sardinhas e carne.