//Terras do Torricado

Terras do Torricado

A melhor gastronomia à mesa, em 2020, em todas as freguesias do concelho de Azambuja.

A marca ‘Azambuja Terras do Torricado’, lançada pelo município em outubro de 2018, anuncia o calendário de eventos para o ano 2020. Este projeto concelhio volta a percorrer todas as freguesias, com um conjunto de oito iniciativas a realizar entre março e novembro, procurando consolidar, cada vez mais, o slogan ‘Azambuja Terras do Torricado’.

Recorde-se que o lançamento do conceito concretizou uma forte aposta na defesa e promoção da identidade e das potencialidades deste território. O objetivo geral é valorizar e divulgar o Torricado d’Azambuja e todas as manifestações culturais a ele associadas. Para potenciar o mais possível essa promoção, o município de Azambuja envolveu um conjunto largo de parceiros, desenvolvendo sinergias com as Juntas de Freguesia e diversas associações socioculturais do concelho com esse mesmo fim.

Neste âmbito, ‘Azambuja Terras do Torricado’, dinamizará, ao longo do ano de 2020, uma iniciativa em cada uma das sete freguesias e ainda uma aberta a todos os estabelecimentos de restauração.

De 01 de outubro a 01 de novembro de 2020 – Evento Gastronómico “A GULA” – à mesa nos restaurantes do concelho aderentes ao evento.

Eventos nas Freguesias

07 e 08 de março / Do Torricado à Lapardana, Uma Viagem Gastronómica / Aveiras de Cima
24 a 26 de abril / Torricado na Praça – Tasquinhas de Manique do Intendente / União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa
30 de abril a 03 de maio / Festa das Tasquinhas e do Torricado / Alcoentre
25 a 28 de junho / Cultura, Gastronomia e Torricado / Vila Nova da Rainha
24 a 27 de julho / Retiro do Torricado / Aveiras de Baixo
02 a 05 de outubro / Paraísabor – Festival do Torricado / Vale do Paraíso
06 a 08 de novembro / Festa do Torricado / Azambuja

O Torricado…
…é oriundo da região do Ribatejo e consiste numa forma prática de aproveitar o pão já um pouco duro, torrando-o e juntando-lhe azeite e alho. De acordo com as ‘possibilidades’ era acompanhamento para bacalhau, sardinhas ou carne. Atualmente tem uma utilização e apreciação mais ampla, nomeadamente através de iniciativas como a ‘Terras do Torricado’.

Foto: C.M. Azambuja