//Terra de Vinho aposta (mais) na gastronomia

Terra de Vinho aposta (mais) na gastronomia

Reguengos de Monsaraz, ‘Capital dos Vinhos de Portugal’, aderiu à Rede ‘Cidades Europeias Sabor Sur’,

Trata-se de um projeto que pretende desenvolver o setor da gastronomia em mais de 50 cidades de Portugal, Espanha, Grécia, Itália, França e Marrocos.

O Município de Reguengos de Monsaraz, já amplamente conhecido pelos seus vinhos, aderiu à Rede de ‘Cidades Europeias Sabor Sur’, liderada pela autarquia espanhola de La Palma del Condado que tem como objetivo apoiar os governos locais no desenvolvimento do setor da gastronomia, através da formação dos profissionais da hotelaria, da restauração e do comércio tradicional, na promoção do turismo gastronómico e na venda de produtos regionais pela internet.

As autarquias de Redondo e de Loures também aderiram a este projeto durante a apresentação da rede no Salão Nobre da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. Nesta sessão participaram ainda os municípios de Almeirim, Viana do Alentejo, Moura, Borba, Portel, Torres Vedras, Coruche, Monção, Rio Maior, Mourão, Alandroal, Estremoz e Arruda dos Vinhos.

Através deste projeto, as autarquias vão beneficiar de acesso gratuito para o tecido empresarial local a uma plataforma de formação online com 30 cursos nas áreas da criação e inovação em gastronomia, como por exemplo “Novos modelos de negócio na área da gastronomia”, “Atenção ao cliente”, “Criação de novos pratos combinando ingredientes e métodos de confeção tradicionais de Portugal e de Espanha” ou a “Harmonização de vinhos com queijos ou pratos tradicionais”. Estão igualmente previstas atividades de divulgação dos produtos agroalimentares das cidades e de promoção da dieta mediterrânica como estilo de vida saudável.

A rede vai ainda efetuar a venda de produtos e serviços locais em sistema de comércio eletrónico em vários idiomas, disponibilizará acesso a uma base de boas práticas municipais e de empreendedorismo nas áreas do desenvolvimento local sustentável e inovador relacionadas com a gastronomia e promoverá produtos combinados juntando vinhos selecionados de vários países, produtos regionais e receitas com matérias-primas. Cada autarquia que adere à Rede de Cidades Europeias Sabor Sur assume também o compromisso de adquirir produtos locais dos outros municípios para eventos de cozinha criativa e inovadora.