//‘Tejo a Copo’ põe à prova vinhos de 26 produtores
tejo a copo

‘Tejo a Copo’ põe à prova vinhos de 26 produtores

De regresso ao Convento de São Francisco, o evento ‘Tejo a Copo’ coloca os rótulos de 26 produtores à prova, de forma gratuita. Pelo meio, haverá petiscos e conversas vínicas. 

O Convento de São Francisco, em Santarém, volta a ser palco da maior mostra de Vinhos do Tejo, numa iniciativa que junta 26 produtores de vinho da região. 

Depois de um ano de interrupção forçada pela pandemia, o evento vínico ‘Tejo a Copo’ regressa já no sábado, dia 12 de março. No acontecimento que já faz parte do calendário de eventos vínicos do país, também participarão o restaurante ‘OH!Vargas’ e a Loja do Sal, com produtos das salinas de Rio Maior, de forma a dar destaque também à gastronomia e aos produtos locais.

A mostra de vinhos, organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, decorrerá das 15h às 21h, com entrada livre.  Do programa desta edição do ‘Tejo a Copo’ fazem parte três conversas sobre o vinho, guiadas pelo conceituado sommelier Rodolfo Tristão. A primeira está marcada para as 16h00 e versa a ‘Fernão Pires do Tejo’, a casta mais expressiva da região e a rainha das uvas brancas. Segue-se a homónima, mas nas tintas, ‘Castelão do Tejo’, a protagonizar o momento das 17h30. “A diversidade do Tejo” será a temática central da conversa das 19h00. 

tejo a copo

As conversas guiadas são de acesso livre e as provas gratuitas, mas de inscrição obrigatória, feita no local por ordem de chegada.

Este foi dos últimos eventos a acontecer em 2020, dias antes da pandemia, o que faz deste regresso um momento especial para a organização e para os produtores, que aderiram em grande força. “Estamos convictos de que esta edição do ‘Tejo a Copo’ venha a assinalar o regresso a uma normalidade perdida e um brinde coletivo por muitas mais edições”, afirma Luís de Castro, presidente da CVR Tejo, que salienta ainda “que este é o evento onde alguma vez estiveram reunidos mais produtores de Vinhos do Tejo, refletindo a vontade da região se unir numa promoção conjunta e a importância de retomarmos estes encontros, onde a partilha de experiências vínicas é crucial para o desenvolvimento do sector”. 

A edição deste ano supera todas as expectativas, ultrapassando em seis o número de produtores presentes em 2020. 

O ‘Tejo a Copo’ é uma excelente oportunidade para entusiastas vínicos e enófilos conhecerem e provarem vinhos desta que é uma das mais importantes regiões produtoras de vinho, dos mais antigos e conceituados aos mais recentes, porque a cada ano que passa surgem novos projetos na região, alguns presentes precisamente neste evento. Foi estratégia da CVR Tejo realizar este evento no Ribatejo, a fim de promover os Vinhos do Tejo e a sua gastronomia, mas também o vasto património territorial e cultural da região.  

Para participar nas provas e para provar os vinhos do evento é necessário comprar o copo oficial do evento, que tem um custo de €3,00 e é comprado à entrada do evento. Os petiscos custam €5,00 a unidade.