//Trabalhadores da TAP apoiam ‘Cabazes solidários’
tap

Trabalhadores da TAP apoiam ‘Cabazes solidários’

Reforço na distribuição de cabazes solidários a famílias ucranianas com apoio de trabalhadores da TAP.

Numa iniciativa de responsabilidade social corporativa interna, a TAP Air Portugal possibilitou aos seus trabalhadores a aquisição de louça descontinuada do serviço de bordo tendo sido a verba angariada de 4.500€ entregue, na totalidade e em partes iguais, à Oikos e à I Help Ukraine para apoio a famílias ucranianas refugiadas em Portugal.

Este donativo vem reforçar a operação da ONG Oikos – Cooperação e Desenvolvimento na entrega semanal de cabazes solidários a estas famílias com produtos hortofrutícolas frescos e outros bens alimentares essenciais, permitindo a aquisição e distribuição de mais 112 cabazes.

Os produtos são adquiridos diretamente a pequenos e médios produtores locais, com um benefício económico local e redução de custos económicos e ambientais associados às cadeias longas de distribuição. O contacto com os mesmos é efetuado pela equipa do SmartFarmer, negócio social da Oikos, que é também responsável pela preparação dos cabazes e logística e entrega dos mesmos às famílias.

Para João José Fernandes, “Este donativo vem reforçar a operação da Oikos na entrega de cabazes solidários a famílias refugiadas em Portugal com produtos hortofrutícolas frescos e outros bens alimentares essenciais, permitindo a aquisição e distribuição de mais 112 cabazes. Os produtos são provenientes de produção local, com um benefício económico local e redução de custos económicos e ambientais associados às cadeias longas de distribuição.”

O diretor executivo da Oikos, reforçou também a importância de “preencher uma lacuna na assistência alimentar em Portugal, privilegiando a doação de frutas e legumes, que são essenciais para uma alimentação adequada e para a saúde humana.”

A iniciativa solidária arrancou durante o mês de abril, na Região Metropolitana de Lisboa (Margem Norte), precisamente a região onde os produtos hortofrutícolas são mais caros. No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, arrancou a distribuição de cabazes a famílias no Baby Shark, um infantário, no Chiado em Lisboa, que acolhe crianças ucranianas.

“Muito obrigado à TAP e todas(os) as(os) suas(seus) colaboradoras(es) que contribuíram para esta iniciativa!” agradeceu João José Fernandes, diretor executivo da Oikos.

Para apoiar esta missão, visite oikosdonate.pt ou smartfarmer.pt.