//Suíços criaram chocolate cor-de-rosa

Suíços criaram chocolate cor-de-rosa

Descoberto um novo tipo de cacau que, sem qualquer modificação genética, resulta num pó cor-de-rosa.

Há 13 anos que a empresa suíça Barry Callebaut estava a desenvolver o chocolate que ganhou o nome de ‘ruby’ e que, de acordo com um comunicado da empresa, é a primeira versão a ser confecionada de forma natural desde que o chocolate branco foi introduzido no mercado pela Nestlé, há 80 anos.

Peter Boone, Chefe do Departamento de Qualidade e Inovação da Barry Callebaut, que tem sede em Zurique garantiu que não são acrescentados “sabores, corantes ou aditivos: vem tudo do fruto do cacaueiro que cresce na Costa do Marfim, no Equador e no Brasil.

O chocolate rubi, como foi anunciado, apresenta uma tonalidade rosa-avermelhada e possui um sabor característico da fruta tradicional.

O CEO da Barry Callebaut, Antoine de Saint-Affrique, disse à Bloomberg que o chocolate rubi “é natural, é colorido, é hedonista e mantém a autenticidade do chocolate. Tem um bom equilíbrio que fala muito para os jovens que nasceram após a internet”.

Especialista em chocolate e editor da bíblia industrial “Kennedy’s Confection” Angus Kennedy disse: “O chocolate rubi é muito diferente e inteligente. É refrescante e tem uma textura leve e cremosa”.

Em comunicado a empresa suíça explica que este é o quarto chocolate a ser criado (depois dos chocolates de leite, negro e branco) e descreve o sabor como uma “fusão entre bagas de frutos e uma suavidade deliciosa”, não tão doce como o tradicional.

O novo produto, que foi recentemente lançado em Xangai, China, só deverá estar nos mercados internacionais daqui a seis meses.

Photografias: Barry Callebaut