//Suíça já vende alimentos feitos com insetos

Suíça já vende alimentos feitos com insetos

Os supermercados suíços já estão a vender hambúrgueres e almôndegas de insetos quando saem do ovo, as conhecidas larvas.

A Confederação suíça, composta por 26 estados, passa assim a ser o primeiro país europeu onde é permitido vender legalmente produtos alimentares feitos a partir de insetos e vermes, com uma das maiores cadeias de supermercados na Suíça a apresentar aos seus clientes hambúrgueres ou almôndegas feitos de larvas.

Após a revisão das normas de segurança alimentar suíças, em maio deste ano, passa a ser permitida a venda, para consumo humano, de comida com grilos, gafanhotos e larvas do bicho-da-farinha.

A legislação obriga, no entanto, a que os insetos sejam criados sob condições especiais e em locais autorizados pelas autoridades suíças de segurança alimentar.

Após a reação inicial dos clientes, a administração dos supermercados Coop irão analisar a possibilidade de venderem os insetos inteiros, secos ou congelados.

Os defensores desta ‘vertente’ alimentar fizeram declarações a lembrar que os insetos têm tantas proteínas como a carne ou o peixe e são ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos.

Recorde-se que o Parlamento Europeu aprovou em outubro de 2015 uma lista de “novos alimentos”, na qual se encontram insetos, fungos ou algas.

Entomofagia

Entomofagia é o consumo de insetos por seres humanos. A entomofagia é praticada em muitos países no mundo, predominantemente em partes da Ásia, África e América Latina. Insetos complementam a alimentação de aproximadamente dois biliões de pessoas e tem integrado a dieta humana desde tempos remotos.

Fotos: HypeScience e Youtube