//Sopa dourada do Convento de Santa Clara (Amigos do Chefe Silva)

Sopa dourada do Convento de Santa Clara (Amigos do Chefe Silva)

Receita de um “doce rico para os dias gordos de festa” oferecida pelo Chefe Hélio Loureiro.

Receita de um convento de Freiras clarissas, para onde iam as fidalgas que se recolhiam ou por falta de casamento, ou por viuvez e muitas vezes por devoção. O resultado é um doce rico para os dias gordos de festa, em que livres dos jejuns e abstinências reconfortavam com a doçura do palato o que lhes faltava por vezes na vida.
A cozinha é uma local de culto e devoção. Vivemos para fazer a alegria dos outros numa entrega diária e de serviço, foi também essa a vida do chefe Silva…
(Chef Hélio Loureiro)

Ingredientes

200 gr de pão de ló; 40 g de cidrão e frutas cristalizadas; 2 Colheres de sopa de água de flor de laranjeira; 1 Colher de chá de canela; 500 gr de açúcar;10 Gemas ; 200 gr de doce de chila escorrida; 150 gr de amêndoas peladas e raladas; 1 Colher de canela em pó.

Preparação

Corta-se o pão-de-ló em fatias finas.
Com o açúcar e 2,5 dl de água deixe ferver durante dois minutos junte a água de flor de laranjeira. Deixe ferver um minuto e retire do lume.
Passam-se as fatias de pão-de-ló por esta calda. Junta-se á restante calda a fruta cristalizada e a amêndoa.
Retira-se do calor e deixa-se amornar.
Batem-se ligeiramente as gemas, junta-se um pouco do doce anterior, mexe-se e junta-se o restante.
Leva-se ao lume mexendo sem parar, raspando o fundo do tacho em movimentos de vaivém.
Colocam-se as fatias de pão-de-ló numa travessa, cobrem-se com o doce preparado e polvilham-se com canela.
Acompanhe com um sorvete de laranja, um licor de Singeverga bem gelado e fruta fresca laminada, depois, vá ao Céu embalado pela doçura do pecado da gula…

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa
Mundus Colheita Tardia branco
As notas de lima e casca de toranja desta colheita tardia, elaborada a partir das castas brancas Seara Nova e Moscatel Graúdo, prolongam a sua doçura com a desta sobremesa feita à base de pão-de-ló, gemas envolvidas em açúcar, amêndoas e frutas cristalizadas, e contrastam simultaneamente com esta receita desenvolvida pelo chef Hélio Loureiro através da secura sentida na boca.
(www.vermelhawineshop.pt)

 

Patrocínio:

(25% do valor do patrocínio é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)

 

Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/