//Sopa da Pedra e melão vão ser certificados

Sopa da Pedra e melão vão ser certificados

Depois da certificação da ‘caralhota’, em 2018, Câmara de Almeirim quer certificar mais dois produtos gastronómicos.

O presidente daquela autarquia entregou à secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o caderno de encargos para a certificação da Sopa da Pedra. O documento deverá agora ser entregue na Direção Regional de Agricultura.

Pedro Ribeiro, sublinhou que a certificação desta iguaria ribatejana integra a estratégia que a câmara definiu com o objetivo de conseguir a certificação de vários produtos regionais para impulsionar o turismo e promover os produtos locais.

“O objectivo é certificar este prato, que tem um conjunto de características únicas, relacionadas com a tradição da sua confeção em Almeirim e com os ingredientes, dos enchidos ao feijão, que têm de ser específicos sob pena de o resultado final não ser o da verdadeira Sopa da Pedra”, salientou o autarca.

De acordo com Pedro Ribeiro, esta certificação vai garantir que quem visite Almeirim e tencione comer a Sopa da Pedra, o possa fazer com a certeza de que é a verdadeira.

Além da Sopa da Pedra, Almeirim está também a desenvolver outro caderno de encargos para a certificação do melão e já certificou, em 2018, a caralhota, um pequeno pão cozido em forno de lenha, ambos produzidos em Almeirim.
Na cerimónia que decorreu na Câmara Municipal de Almeirim, com a presença da governante e outros responsáveis na área do turismo e da restauração, foi assinado um protocolo com os restaurantes da zona, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, no qual as unidades de restauração se comprometem em ter na sua carta de vinhos, pelo menos, 50% de vinhos da região do Tejo.

Almeirim…
… situa-se a cerca de 70 km de Lisboa e a 7 km de Santarém e faz fronteira com os Concelhos de Alpiarça, Chamusca, Salvaterra da Magos, Coruche, Santarém e Cartaxo.
Presentemente os 2 troços de estradas que mais servem a população de Almeirim são a EN 114 e a EN 118, assim como o IC 10.

A construção da ponte Salgueiro Maia e da A13 serviu para reforçar a localização privilegiada de Almeirim e consequente acesso, tanto para a população de Santarém como de todo o país, já que a referida ponte liga Almeirim à A1 e à A2 (por via da A13), sendo assim um ponto de convergência quer para Norte, Sul ou a fronteira com Espanha.