//Solidariedade da Confraria dos Enchidos atribuiu mais de 4 mil euros

Solidariedade da Confraria dos Enchidos atribuiu mais de 4 mil euros

Valor dos almoços servidos no VII Capítulo desta confraria, reverteu a favor da Associação Projeto Jovem.

Sendo um dos principais objetivos desta confraria a solidariedade, a realização do seu VII Capítulo, em finais de outubro, constituiu pretexto para mais uma ação de apoio a ações sociais. Assim, a soma dos 20€ pagos por cada participante no almoço servido neste dia, foi integralmente entregue à Associação Projeto Jovem cujo representante recebeu, no final da cerimónia, uma cheque – simbólico, na ocasião – no valor de  4015€ (quatro mil e quinze euros).

A Confraria dos enchidos fez questão de salientar que tal só foi possível através do apoio dos patrocinadores, que permitiram elaborar um almoço sem custos, “de forma a podermos ofertar todo o valor recolhido”, como referiram.

As Cerimónias de Entronização de uma Confraria são consideradas os eventos mais importantes, e no passado dia 27 de outubro a Confraria dos Enchidos realizou o seu VII Capítulo, onde foram entronizados mais 20 novos confrades, numa cerimónia que decorreu no Palácio do Sobralinho, em Vila Franca de Xira.

Os novos Confrades, propostos pelo Grão-Mestre (máxima honra) ou qualquer outro Confrade e aceites em reunião do Grão-mestrado, foram então convidados a estar presentes nesta cerimónia para serem entronizados. Durante a celebração, todos prestaram um juramento solene de lealdade no ‘Altar dos Juramentos’, ingerindo de seguida uma rodela de um enchido (chouriço numa cama de álcool aceso) e receberam as insígnias das mãos do Grão-Mestre, assinando de seguida o Livro de Honra da Confraria e recebendo, também, o respetivo Diploma.

Durante este Capítulo, fomos honrados com a presença das seguintes confrarias: Confraria de Ervedal da Beira; Confraria da Cherovia e do Pastel de Molho da Covilhã; Confraria Nacional do Leite; Confraria do Vinho de Carcavelos; Confraria do Mel; Confraria dos Negalhos CANFA; Confraria dos Amigos da Geropiga de Moinhos e Arredores; Confraria dos Rojões da Bairrada e a Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal.