//‘Smartfarmers’ no ‘Sumol Summer Fest’
sumol summer fest

‘Smartfarmers’ no ‘Sumol Summer Fest’

Este ano, o ‘Sumol Summer Fest’ contou com muita fruta da época de produtores nacionais e snacks saudáveis.

O ‘Sumol Summer Fest’ regressou nos dias 1 e 2 julho ao Ericeira Camping e contou com a participação do Smartfarmer, negócio social da ONG Oikos – Cooperação e Desenvolvimento que tem como principal missão apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares, por um lado, alavancando as suas vendas através de uma plataforma online, por outro, criando relações de proximidade e transparência entre estes e os consumidores, sustentadas por uma forte rede de parceiros locais.

smartfarmer

Neste festival, que se caracteriza pelo surf, skate e um cartaz diversificado de hip-hop e música de dança, destacou-se um espaço dedicado à promoção de hábitos alimentares mais sustentáveis e de uma alimentação mais saudável.

A participação do SmartFarmer surgiu a convite da ANP – Associação Natureza Portugal e da WWF – World Wide Fund e teve como principal objetivo consciencializar os jovens sobre a sua responsabilidade para com o planeta, incentivando-os a assumir um papel ativo na preservação do ambiente e optar por uma alimentação que, além de saudável, também seja sustentável, tendo em atenção todas as etapas pelas quais os alimentos passam, desde a produção, armazenamento, transporte, preparo e descarte.

Informar os jovens e, através deles, a população em geral, acerca da importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável é o caminho para a introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia. Com os seus valores bem assentes nestes temas, a equipa do SmartFarmer dedicou-se durante o festival à comercialização de fruta da época da sua rede de produtores regionais.

sumol summer fest

A fruta foi comercializada às fatias, em espetadas e copinhos individuais ou para partilhar e o chef Fábio Bernardino, conhecido por aproveitar os alimentos na totalidade, apresentou diversas dicas para ter hábitos alimentares mais sustentáveis através de um ‘showcooking sem desperdício’ e um ‘workshop de snacks sustentáveis’.