//Setúbal recebe II Concurso ‘Cidades do Vinho’
concurso cidades do vinho

Setúbal recebe II Concurso ‘Cidades do Vinho’

Município de Setúbal foi o escolhido para acolher o certame enológico, em maio próximo.

Borba, Peso da Régua, Pinhel e Setúbal foram os municípios que apresentaram candidatura para receber a 2ª edição do concurso ‘Cidades do Vinho’, uma organização conjunta da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP).

Após a análise dos documentos enviados e de uma apresentação online em defesa de cada candidatura, o Conselho Diretivo da AMPV decidiu através de votação, no passado dia 1 de fevereiro de 2022, escolher a candidatura apresentada pelo município de Setúbal para co-organizar o II Concurso Cidades do Vinho, a realizar de 5 a 8 de Maio de 2022.

concurso cidades do vinho

 

A competição vínica, que conta com António Ventura, ex-presidente da direção da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura (APEV) como presidente do júri, terá lugar nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Das principais características diferenciadoras deste concurso, destacam-se:

– Municípios juntam-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios. Assim, além dos vinhos e respetivos produtores, também os municípios de origem são premiados.

– A inscrição para este concurso é válida também para o ‘Concurso Internacional Città del Vino’ a realizar na região italiana de Piemonte, em maio 2022.

– Os vinhos mais pontuados de cada região vitivinícola participarão na primeira edição da Prova Nacional de Vinhos, evento que prevê mais de meio milhar de participantes.

De acordo com a AMPV, estas particularidades terão contribuído para que o Presidente da República atribuísse o seu ‘Alto Patrocínio’ a esta iniciativa, bem como o Ministério da Agricultura que concede apoio institucional.

A primeira edição do concurso ‘Cidades do Vinho’, que decorreu em Lagoa (Algarve) em maio de 2021, contou com cerca de 550 vinhos do território continental e ilhas, atribuindo um total de 160 medalhas: 12 Grande Ouro, 90 Ouro e 58 Prata.
Das 12 medalhas de Grande Ouro, 10 foram atribuídas a vinhos licorosos e duas a vinhos tranquilos.

Parar saber mais sobre a primeira edição, aceda AQUI:

https://jornalsabores.com/concurso-atribuiu-160-medalhas/