//Setúbal e o Vinho
setúbal

Setúbal e o Vinho

A cidade e a serra, o estuário do Sado e as praias atlânticas, os monumentos históricos e as delícias gastronómicas fazem do concelho de Setúbal um dos destinos mais belos e atrativos do país.

 

Concelho

A apenas 40 quilómetros de Lisboa, Setúbal faz fronteira com o Alentejo, estabelecendo uma importante ponte de ligação com o Sul de Portugal.

 

Região

A Região Demarcada das Terras do Sado dá origem a magníficos vinhos, obtidos a partir de vinhas cultivadas nas encostas da Serra da Arrábida.

Setúbal é uma das mais belas regiões de turismo de Portugal. Passando pela paisagem do cimo da Arrábida ou flutuando ao sabor da maré na marina de Setúbal, há sempre um convite para grandes momentos, tanto mais que a baía oferece uma multiplicidade de experiências.

Além do singular património natural, a Arrábida é rica em património edificado. A Fortaleza de S. Filipe, o Forte de Santa Maria e o Convento da Arrábida são exemplos de uma secular coabitação harmoniosa entre a obra humana e a natureza.

 

Vinho

Com um microclima a favorecer quer o cultivo da vinha quer a produção de excelentes néctares, Setúbal oferece vinhos de qualidade premiados nos quatro cantos do mundo.

A produção vinícola da região de Setúbal dá anualmente origem a produtos reconhecidos internacionalmente, com uma variedade de vinhos tintos e brancos de qualidade, obtidos a partir de uvas maturadas nas encostas da Serra da Arrábida. Contudo, é o vinho generoso Moscatel que se distingue entre a oferta.

Com aromas florais nos brancos, os sabores suaves a especiarias e frutos silvestres nos tintos e a diversidade de paladares do famoso moscatel de Setúbal, os vinhos da região transportam- -nos para um universo de sensações.

 

Gastronomia

Aqui provam-se os melhores pratos de peixe e marisco de Portugal, com destaque para o choco frito. A doçaria é uma requintada arte ancestral e, sazonalmente, proliferam novos petiscos.

 
Oferta Enoturística

 

Vinho Generoso Moscatel

Cultivadas numa região de Denominação de Origem Controlada (DOC), as uvas moscatel, que dão nome e cor ao ‘néctar’, são vindimadas bem maduras, sendo a fermentação interrompida com a adição de aguardente, o que confere, em média, os 18º de álcool e a doçura que lhe é característica.

A empresa José Maria da Fonseca é a responsável pela criação da marca, em 1849, mas a vizinha Bacalhôa Vinhos de Portugal é também uma forte representante do Moscatel.

Podem-se visitar ambas as empresas, tal como a Quinta de Alcube, produtora de vinhos e produtos regionais, todas elas pertencentes à Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.

 

Praias para todos os gostos

Embora com particularidades próprias, as praias de Setúbal comungam de uma característica que as torna únicas: estão todas inseridas no Parque Natural da Arrábida.

O Portinho da Arrábida, eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, tem uma enseada a servir de espelho ao verde da serra, que se debruça sobre o areal. Figueirinha ou Galapos possuem também uma beleza invulgar.

 

Feiras e Eventos

Feira de Santiago

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia

Festas da Arrábida e Azeitão

Festa de S. Luís da Serra

Festa do Senhor do Bonfim

Festa de Nossa Senhora da Saúde

Festanima

Julião em Festa

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV