//‘Setembro A Vida Inteira’ conta as vidas das gentes do vinho

‘Setembro A Vida Inteira’ conta as vidas das gentes do vinho

Vai ser exibido em Lisboa (City de Alvalade), Setúbal e Leiria, o filme que estreou mundialmente nos EUA e foi premiado em Espanha.

‘Setembro A Vida Inteira’, assim se chama o primeiro documentário cinematográfico da jornalista Ana Sofia Fonseca. Uma produção independente, a cargo da Carrossel Produções, e com a realização da autora, que chega às salas de cinema portuguesas dia 15 de Março, na sessão das 19h30. Estará em exibição nos Cinema City de Alvalade (Lisboa), Setúbal e Leiria.

Ana Sofia Fonseca vai estar presente em algumas sessões, onde partilhará as experiências que teve ao longo da rodagem deste filme. Nos dias 15 e 16, no Cinema City Alvalade, e a 17 e 18, no Cinema City Setúbal. Sempre, às 19h30. A ante-estreia é dia 14 de Março, às 21h30, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, e conta com a presença da realizadora e de várias personalidades do mundo do vinho.

O filme teve estreia mundial num festival internacional de cinema nos Estados Unidos, o ‘International Wine Film Festival’, e estreia europeia em Espanha, no ‘MOST International Wine & Cava Film Festival, onde recebeu o mais importante galardão do festival – o Grande Prémio do Júri. Os jurados destacaram a qualidade cinematográfica, narrativa e estética.

Porque nada fermenta como uma boa história, “Setembro A Vida Inteira” é uma longa-metragem com uma linguagem intimista e cinematográfica, onde as histórias das gentes do vinho são passaporte para descobrir Portugal. Numa altura em que o vinho português começa a ser reconhecido internacionalmente, este documentário é o seu retrato íntimo. Um convite à reflexão sobre a alquimia do vinho, a relação entre quem tem a terra e quem a trabalha. Mas este é também um filme sobre paixão, liberdade e fé.

A banda-sonora é uma adaptação assinada por Jorge Palma do fado “Oiça lá, ó Senhor Vinho”, tornado célebre por Amália Rodrigues.

Sinopse

Um país. 700 milhões de garrafas. Mais de 2000 anos de história. Todos os calendários, a sorte jogada em Setembro. Homens, mulheres e crianças contam a vida pelas vindimas. O vinho está na moda e o português nunca teve tanto reconhecimento como hoje. Este filme é o seu retrato pessoal, um tema universal com a alquimia local. ‘Setembro A Vida Inteira’ viaja pela intimidade das vinhas e das adegas, descobrindo paixões, crimes e aventuras. Mas este documentário é também sobre paixão, liberdade e fé. Um convite à reflexão sobre a natureza humana e à relação entre os donos da terra e quem a trabalha. Porque nada fermenta como uma boa história, as vidas das gentes do vinho são passaporte para descobrir Portugal.