//‘Ser júri por um dia’
cidades do vinho

‘Ser júri por um dia’

O II Concurso Cidades do Vinho, em Setúbal, oferece de 6 a 8 de maio um programa com iniciativas abertas ao público.

 

Mais de três centenas de vinhos vão ser apresentados aos mais de três dezenas de elementos que constituem o júri do II Concurso Cidades do Vinho, a decorrer entre de 5 a 8 de Maio, em Setúbal, cidade selecionada para receber este evento que junta produtores e respetivos municípios na competição vínica.

O certame vai decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, com o concurso à porta fechada, mas com uma inovação nesta edição que tem o objetivo de aproximar os apreciadores de vinho deste evento que teve a sua primeira edição em Lagoa, no Algarve.

 

cidades do vinho

 

O programa dedicado ao público inclui sessões denominadas ‘Ser júri por um dia’ no qual os participantes serão convidados a ‘seguir’ os passos de prova do júri do concurso, levando a uma classificação final de um conjunto de vinhos apresentados em prova cega, ou seja, com as garrafas ‘cobertas’ por uma manga opaca.

Para além desta atividade o público disporá igualmente de provas comentadas sobre os vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e licorosos de cada dia e workshops de iniciação à prova de vinhos. A inscrição nas atividades referidas, com limite de participantes, deve ser efetuada através do endereço eletrónico:

Durante os dias em que se realiza o evento, haverá uma ‘Mostra dos Melhores Produtos da Região’ e estará patente a exposição ‘Arte Contemporânea’, com esculturas concebidas pelo artista Pedro Marques, numa homenagem ao vinho.

 

II Concurso Cidades do Vinho

O II Concurso Cidades do Vinho de avaliação dos melhores vinhos do país conta com um júri de 30 especialistas, presidido por António Ventura, enólogo com 40 anos de experiência, eleito Personalidade do Ano do Vinho de 2022 pela Revista de Vinhos.

Trata-se de um certame é único no País pois os vinhos a concurso estão associados ao território de origem juntando assim municípios e vitivinicultores sendo atribuídos, para além dos prémios correspondentes à classificação dos vinhos aos produtores, diplomas correspondentes aos prémios, aos respetivos municípios.

Organizado numa parceria entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, a Câmara Municipal de Setúbal e a Escola de Hotelaria e Turismo, o concurso conta com o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

 

cidade do vinho

 

Ficha Técnica do Concurso:

Júri

Presidente: António Ventura

Pedro Sá; Tiago Correia; Maria Vicente; Cármen Santos; Helena Mira; Rodolfo Queiroz; António Sousa; Rita Tavares; Paulo Machado; José Pedro Figueiredo; Jorge Sampaio; Martta Simões; Vitor Fonseca Rabaçal; Ana Chambel; José Carvalho; Miguel Angel; Mário Andrade; Gilmar Brito; Paulo Pechorro; Claúdia Gomes; Luis Mendes; Maria Amaro Godinho; Manuel Machado; Rafael Barbosa Neuparth; Miguel Ferreira; Ana Alves; Miguel Cachão; Aníbal Neto; Pedro Andrade; Anca Poiana.

Presidente Comissão de Honra: Vasco Avillez

Comissão Técnica Científica

Presidente – Curvelo Garcia

Alexandra Mendes; Henrique Soares; Sérgio Oliveira; José Arruda; Amílcar Malhó; Ângelo Machado.

 

 

8 Provas Técnicas abertas ao público

Inscrição prévia para gpe@mun-setubal.pt

Lotação por sessão: 20 pessoas

Inscrição gratuita (necessário aquisição de copo para as provas-2€)

 

Programa geral (com atividades para o público)

https://concursocidadesdovinho.pt/programa-2022/

 

cidade do vinho