//Semana Gastronómica do Galo
semana gastronómica do galo

Semana Gastronómica do Galo

Para além do Galo, os tradicionais Rojões e as Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos serão levados à mesa por 37 restaurantes do concelho de Barcelos. 

Realiza-se de 11 a 20 de março a Semana Gastronómica do Galo com mais uma edição de dois dos fins de semana mais emblemáticos da gastronomia barcelense. Esta atividade faz parte do programa promocional dos ‘7 Prazeres da Gastronomia’ que divulga os sabores com tradição da cozinha barcelense.

De 11 a 13 de março, realiza-se o Fim de semana do Galo e, no fim de semana de 18 a 20 de março, tem lugar a promoção aos tradicionais Rojões e Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos. O melhor da gastronomia barcelense irá marcar presença nas mesas de 37 restaurantes do concelho.

papas de serrabulho na semana gastronomica do galo

Nesta edição de 2022, como complemento a esta atividade, haverá um programa de animação diversificado que começa no dia 12 de março às 8h30, com o Trilho do Monte de S. Gonçalo e, às 14h00, com a Rota Criativa do Vinho e da Vinha com visita à Quinta dos Paços (Rio Covo Sta. Eulália) e à Quinta de Balão (Moure). 

No dia 19 de março, às 10h, realiza-se o Workshop Gastronómico ‘Como Confecionar Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos’, no Restaurante Babette, e, às 14h00, no âmbito das Comemorações do Dia do Artesão, realiza-se o Percurso teatralizado pelo Mundo Maravilhoso do Figurado. Este dia termina com o Espetáculo de ‘Media Arts’ por Frederico Dinis que tem lugar às 21h00, no Museu de Olaria. No dia 20 de março, às 10h30 e às 15h00, realizam-se as arruadas no Centro Histórico de Barcelos protagonizadas pelos Grupos de Música tradicional do concelho.

Consulte aqui os restaurantes aderentes: 

https://www.cm-barcelos.pt/2022/03/semana-gastronomica-do-galo-aposta-nos-sabores-com-tradicao-3/

As inscrições para as Rotas e para o workshop são obrigatórias e limitadas e devem ser enviadas para o Gabinete de Turismo e Artesanato através do 253 811 882 ou para turismo@cm-barcelos.pt.

 

Gastronomia Tradicional de Barcelos

Os produtos da terra fundem-se numa panóplia diversificada de propostas gastronómicas que enchem a vista e retemperam apetites mais exigentes. De geração em geração, a gastronomia tradicional evidencia a riqueza de Barcelos, o saber das suas gentes, ora ‘temperado’ pelos sabores agrestes dos ventos atlânticos e das brisas do Cávado, ora modelado pelos ares da serra minhota.

O coração do Minho está aqui refletido num vasto leque de ofertas de uma cozinha de festa, de tradição, de história e devoção espelhada nas iguarias como o bacalhau, a lampreia, o polvo, os rojões, as inconfundíveis e únicas papas de sarrabulho à moda de Barcelos, o arroz pica no chão, o cabrito assado, a vitela assada, o cozido e, claro, o galo assado à moda de Barcelos que rememora a Lenda do Galo e traz à mesa o cerimonial, a história e o simbolismo dos caminhos de Santiago. Esta é a gastronomia emotiva que transmite saberes e práticas ancestrais. Na cozinha de autor cruza-se a tradição gastronómica, um espaço de inovação com incursões criativas. Seja qual for a abordagem, à mesa, impõe-se um verde da Região de Barcelos e um incontornável encontro com a casta Loureiro.

Fonte: https://www.cm-barcelos.pt/

 

Imagem capa: https://www.cm-barcelos.pt/

Imagem papas de serrabulho: https://www.cm-braga.pt/pt