//Seis vinhos às seis da tarde de sexta-feira

Seis vinhos às seis da tarde de sexta-feira

Participe na primeira edição, em direto, já nesta sexta-feira-dia 10 de abril.

AMPV propõe, todas as sextas feiras, às 6 da tarde, 6 vinhos à prova, em direto. De um lado, dois enólogos, dois convidados e um moderador. Do outro lado você, eventualmente com uma garrafa de vinho, a partilhar a prova.

É mais uma proposta para enfrentar estes dias de quarentena, aproveitando para aumentar os conhecimentos sobre vinho, já que os convidados são de qualidade e prometem usar uma linguagem que não deixe de fora os que estão a entrar nos prazeres do vinho bebido moderadamente.

A primeira edição da iniciativa digital ‘Provas 6/6’ promovida pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho tem lugar já na próxima sexta-feira, dia 10 de abril, às 18 horas na plataforma Zoom, e contará com a participação dos reputados enólogos nacionais Sérgio Oliveira e António Ventura, com convidado que prometem levar o conhecimento e a cultura vitivinícola aos ecrãs dos espetadores.

O primeiro interveniente será Sérgio Oliveira com o seu convidado Rui Franco que é, por sinal, a alma responsável pelo sucesso dos Vinhos Franco, de entre os quais dois serão sujeitos a prova neste evento – um branco e um tinto. Como a cada painel compete a apresentação de três vinhos, os nossos dois participantes apresentarão ainda um Colheita Tardia proveniente da Adega Cooperativa do Cartaxo. Os solos da Lezíria do Tejo, bem como as condições propícias ao cultivo do vinho e o valor que agrega na experiência enoturística da região.

A seguir, António Ventura com o seu convidado Mauro Azóia, seu parceiro na equipa de Enologia das Encostas do Atlântico na região de Lisboa, trarão à conversa três vinhos de estilos bastante diversificados. Dois brancos – um da Adega de Almeirim, da casta Fernão Pires e vinificado pelo próprio António Ventura e ainda outro produto da marca Sovibor, proveniente do Alentejo, mais propriamente da sub-região de Borba. O tinto provado nesta segunda fase do evento tem a especial particularidade de ser cultivado numa parcela doméstica do participante, merecedor do ‘Prémio Excelência’ da região no Concurso de Vinhos de Lisboa – um Zavial da casta Syrah com cerca de 25 anos de idade.

Todos os interessados poderão assistir através da plataforma Zoom, esta sexta-feira, dia 10 de abril às 18 horas, clicando no link disponibilizado abaixo.

https://us02web.zoom.us/