//Sector vitivinícola mais sustentável

Sector vitivinícola mais sustentável

Como colocar as vinhas e as adegas no caminho da sustentabilidade?

Dos efeitos da seca às inundações, do aumento da temperatura aos incêndios, às pressões sociais em torno dos direitos e igualdade dos trabalhadores, a indústria do vinho e os seus fornecedores, à semelhança de outros sectores, depara-se com a necessidade de dar resposta a desafios significativos de modo a garantir a superação dos mesmos, acompanhar as exigências dos clientes e contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Tendo por base os inúmeros Standards e Programas de sustentabilidade existentes para o sector vinícola, o SWR irá desenvolver uma norma de referência global que clarifique o consenso da comunidade vitivinícola sobre o significado exato do conceito de sustentabilidade e a forma como esta é implementada e medida. Este trabalho providenciará uma orientação clara e credível sobre como colocar as vinhas e as adegas no caminho da sustentabilidade e ajudará retalhistas e consumidores a classificar os vários rótulos e claims ecológicos.

O SWR dinamizará grupos de trabalho com o objetivo de desenvolver as melhores práticas e ferramentas em questões relevantes da sustentabilidade, sensibilizar, juntar actores da indústria, e posicionar a comunidade vitivinícola a nível mundial como uma força em prol de um mundo melhor.

Nas palavras de António Amorim, Presidente da Corticeira Amorim: “Vinho e sustentabilidade têm uma clara relação que é reforçada pelo papel da cortiça natural. É com orgulho que nos juntamos a este prestigioso grupo de membros fundadores da Sustainable Wine Roundtable para fortalecer a liderança já demonstrada pelo sector vinícola nas questões ambientais e sociais. As credenciais de sustentabilidade da cortiça são imbatíveis, mas não são totalmente realizadas até que possamos compartilhá-las com os nossos clientes, pelo que esperamos que as iniciativas da SWR apresentem a oportunidade certa de fazer exatamente isso.”

A SWR é uma coligação única – a única mesa redonda global, independente, sem fins lucrativos, com múltiplos intervenientes, construída para incluir todos os agentes do sector, desde produtores a consumidores. A SWR apoia a comunidade vinícola na criação de um mundo onde o vinho de alta qualidade é produzido, comercializado e consumido de forma a conservar e regenerar ecossistemas, proteger os direitos humanos, promover a igualdade e a inclusão, e gerar prosperidade, orgulho e paixão pela excelência. A nossa missão é reunir a comunidade vitivinícola global para alcançar essa visão.