//«Saudade» é marca portuguesa de castanha

«Saudade» é marca portuguesa de castanha

‘Saudade – Sabores do Coração’ é a marca portuguesa de castanha a lançar brevemente no mercado externo pela empresa portuguesa Frusantos.

A nova marca agroalimentar vai ser apresentada este mês na Fruit Attraction, uma das principais feiras de frutas e legumes do mercado europeu, que atrai 60 mil profissionais de 110 países a Madrid.

“A castanha portuguesa está muito bem conotada nos mercados internacionais e a variedade martaínha é diferenciadora: são castanhas mais doces, muito brilhantes e fáceis de descascar. Não havia uma marca que destacasse estas características distintivas e o nosso objectivo é dar a conhecer este produto de alta qualidade, sazonal, que o consumidor associa a uma época específica do ano e que traz saudades. Além do mercado internacional, também temos como prioridade captar consumidores no mercado nacional”, diz o administrador da empresa, Tozé Santos.

A empresa explica assim a escolha da palavra ‘saudade’:

Saudade: palavra portuguesa sem tradução, reconhecida mundialmente, de personalidade forte e relacional que tão bem caracteriza Portugal, é a marca que dá corpo, forma e rosto aos nossos produtos, a maioria deles sazonais, cujas características, qualidade e sabor, nos despertam saudade e nos transportam para boas memórias e sentimentos universais, experienciáveis e acessíveis a todos.

Com sede em Ferreirim, no concelho de Sernancelhe, a empresa fundada em 1982 já vende metade da produção para o mercado externo, pretendendo com esta iniciativa aumentar o volume de exportações.

No mercado externo Alemanha, França, Suíça, Luxemburgo, Itália, Espanha, Estados Unidos e Canadá são prioritários.