//Sarrabulho de Ponte de Lima é ‘Cinco Estrelas’

Sarrabulho de Ponte de Lima é ‘Cinco Estrelas’

Iguaria regional recebeu ‘Prémio Cinco Estrelas Regiões’, um sistema de avaliação que distingue marcas, produtos e serviços.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que distingue marcas, produtos e serviços de grande relevo regional, assim como os principais recursos patrimoniais que caracterizam e valorizam o nosso país e o tornam num destino verdadeiramente Cinco Estrelas. Baseado no conceito e sistema de avaliação Cinco Estrelas, este prémio pretende não só reconhecer empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional, como também identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de recursos naturais, gastronomia e vinhos, arte e cultura, monumentos e património, aldeias, vilas de cidades e outros ícones de referência e interesse nacional.

Em Ponte de Lima, falar de Sarrabulho é falar de tradição, património cultural e de identidade.

O Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima é uma das maiores marcas da identidade do concelho, traduzindo-se por si só numa festa gastronómica – reencontramos neste prato o savoir faire ancestral que atrai anualmente milhares de forasteiros que procuram saborear a autenticidade e a genuinidade dos produtos locais, bem como a sua qualidade numa verdadeira romaria gastronómica.

Com lugar de destaque no cardápio de gastronomia local, o Arroz de Sarrabulho é o digno vencedor do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019.

Certificação

Em outubro de 2018 a Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima retomou o processo com vista à certificação deste prato emblemático.

De acordo com o jornal ‘Diário do Minho’a revelação foi feita pela diretora da Escola Superior Agrária. Ana Paula Vale afirmou que a atual direção da Confraria do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, que tomou posse há cerca de dois anos, retomou o processo de certificação, que foi desencadeado em 2010, a partir do repto lançado pela Câmara Municipal.

A importância da valorização do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi, precisamente, a principal tónica da intervenção da responsável pelo restaurante O Confrade, Deolinda Martins, que defendeu que não se justifica “vender ao desbarato” a jóia da gastronomia limiana.

A ideia foi partilhada pelo vereador do Turismo, Paulo Sousa, que reiterou o objetivo de afirmar cada vez mais Ponte de Lima como uma “referência gastronómica”.