//Sardinha ‘rainha’ em Pedrógão

Sardinha ‘rainha’ em Pedrógão

O festival que faz da sardinha a rainha da festa está de regresso.

Serão três toneladas de sardinha assada na grelha à qual se juntam uma mostra de artesanato e outros produtos locais, gastronomia com direito a showcookings e muita animação.

O Festival da Sardinha está de volta à Praia do Pedrógrão, no concelho de Leiria, a partir de 7 de julho. Durante oito dias, a sardinha assada será a rainha das celebrações.

O certame junta as afamadas sardinhas na grelha a muita animação musical, mostra de artesanato e outros produtos locais e gastronomia com direito a showcookings, distribuindo-se por duas etapas, ao longo de duas semanas: a primeira, de 7 a 10 de julho e depois de 14 a 17 de julho.

 

sardinha

 

Oito restaurantes da região já garantiram a sua presença, com tasquinhas presentes no festival, e encarregues de assar uma das rainhas da época, a sardinha, mas “à semelhança do que aconteceu no ano passado, estende-se aos restaurantes aderentes que fazem dos seus espaços extensões deste certame que é já uma referência do programa de animação de verão, nas praias da região”, explica a autarquia no seu site oficial.

Todos os concertos decorrem a partir das 22h30 e contam com nomes como Toy (logo no começo do festival, no dia 7), Minhotos Marotos (dia 14), GNR (16), Agir (8) e Funkoff (15), entre outros, que sobem ao palco montado no recinto do festival, junto à rotunda sul da praia.

Neste regresso, as condições do recinto foram melhoradas e a capacidade aumentou, com mais de mil lugares sentados. À Lusa, a vereadora Catarina Louro explicou que são esperadas 25 mil pessoas, durante toda a duração do festival, e o consumo de três toneladas do peixe que lhe dá nome, rei e senhor durante os meses quentes.