//Sabugal: visite o ‘O Maior Presépio Natural’ e compre local
sabugal presepio

Sabugal: visite o ‘O Maior Presépio Natural’ e compre local

De 7 de dezembro a 9 de janeiro, o Centro Histórico do Sabugal volta a ser berço do ‘Sabugal Presépio – O Maior Presépio Natural’.

Através deste evento o município do Sabugal convida residentes e visitantes a surpreenderem os sentidos com a recriação do Presépio de Belém, em cerca de 1.100 metros quadrados e construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala onde os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo.

Mercadinho de Natal e comércio online de produtos locais

Terá também lugar, nas mesmas datas, um Mercadinho de Natal junto ao Castelo de Cinco Quinas, que será uma verdadeira montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local. Estarão representados produtos de artesanato, a cultura e os produtos típicos que são eixos do concelho de Sabugal moldados pelo clima, pela agricultura e pela pastorícia. O fabrico de queijo de cabra e de queijo fresco é uma das atividades que vem do passado até aos dias de hoje e os enchidos, o bucho, o presunto raiano e as castanhas são produtos e sabores de referência que não irão deixá-lo indiferente.

O Sabugal foi um dos primeiros municípios a aderir à plataforma online smartfarmer.pt, negócio social da ONG Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, e durante a pandemia de COVID-19 tem vindo a colaborar com a mesma para promover as compras locais e de proximidade. No Natal do ano passado, em substituição do mercadinho de Natal presencial, realizou-se uma edição online do mesmo. Este ano, a plataforma está a promover a vendas de alguns produtores do concelho como é o caso da Salsicharia Rebolosa que se dedica à produção de enchidos, nomeadamente do bucho raiano, cuja loja online está disponível neste link: https://smartfarmer.pt/produtor/salsichariarebolosa/

Uma programação para toda a família

O ‘Sabugal Presépio’ enquadra-se na estratégia de promoção e divulgação do território, que pretende envolver os locais e atrair mais visitantes, neste que é um evento tão identitário do concelho e que se reveste de um simbolismo ímpar.

O Evento apresenta um programa de animação para toda a família, a decorrer aos fins-de-semana e feriados, com um espaço dedicado aos mais novos que vai contar com oficinas de origami, pinturas faciais, cinema de sombras e muitas outras surpresas. A programação engloba ainda várias atuações musicais, com a Associação Etnográfica de Sortelha, Sociedade Filarmónica Bendadense, Grupo Etnográfico do Sabugal e Grupo de Cavaquinhos da Bendada. Fique a conhecer a programação completa aqui: https://www.cm-sabugal.pt/

Para dar as boas-vindas a 2022, as cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior – iluminam-se com espetáculos pirotécnicos.