//Sabores alentejanos e vinho de talha

Sabores alentejanos e vinho de talha

‘O Frade’, que abriu em Lisboa, assume-se como ‘taberna’ contemporânea com cozinha de tacho focada nos sabores alentejanos.

Os responsáveis prometem recuperar a essência do espírito das tabernas tipicamente alentejanas, de forma moderna, com técnicas de cozinha irrepreensíveis e com um elemento único: o seu próprio vinho de talha DOC, produzido na herdade da família em Beja.

De portas abertas na Calçada da Ajuda, ‘O Frade’ quer diferenciar-se ao confecionar os pratos de forma genuína, mas com técnicas modernas. “Tive a oportunidade de trabalhar com grandes chefes, em restaurantes de renome nacionais e internacionais, que me deram as ferramentas necessárias para aperfeiçoar os pratos tradicionais que aprendi a cozinhar com a minha mãe. Sinto-me realizado ao interpretá-los à minha maneira” diz o chefe Carlos Afonso.

Quanto ao nome, este é uma homenagem ao restaurante ‘O Frade’ de Beja, que pertencia aos seus avós. O avô Frade também se dedicava à produção de vinho da talha que os primos servem hoje com muito orgulho. “Estes vinhos, todos exclusivamente de talha, hoje são produzidos pelo meu pai. Eles refletem o nosso terroir, a nossa essência, são algo muito especial para nós, que partilhamos apenas com os nossos clientes”, explica Sérgio Frade, que assume o papel de anfitrião ao balcão.
Produzidos na região de Beja, em três terroirs diferentes (Beja, Vila de Frades e Magancha, perto de Cortes de Cima), os vinhos, dos quais são engarrafadas cerca 15.000 garrafas por ano, são todos de produção biológica.

Em sintonia com as estações do ano, o chefe adapta a carta de acordo com a oferta da praça. “É importante para nós trabalharmos com os melhores produtos, sazonais e regionais”, explica Carlos Afonso. O menu muda regularmente, incluindo algumas sugestões criadas no próprio dia. Ovos com túbaras, muxama de atum, papada à Alentejana e o faisão de escabeche são alguns dos petiscos em destaque. Quanto aos pratos principais, que também vão variando, o arroz de pato é a especialidade que está a ajudar a criar a reputação da casa.

Atrás do balcão, Sérgio e Daniel recebem os clientes como velhos amigos. Todos se sentem em casa. O convívio e a interação com a equipa são parte essencial da experiência d’O Frade.