Rodrigo Castelo, chefe de cozinha e proprietário do Taberna ò Balcão, venceu o concurso Troféu Portugal 2018.
O chefe, de 38 anos, foi o mais bem pontuado dos 5 concorrentes a concurso e apresentou um menu de matriz tradicional, em que espelhou as suas raízes Ribatejanas. Sopa de peixe do rio com ovas de barbo, Jardineira de caracoletas e lagostim do rio, Capado assado no forno com arroz da matança e Cornos e tentáculos foi a sua proposta de menu para responder ao desafio de apresentar uma homenagem à cozinha portuguesa, aos seus produtos e técnicas culinárias.
Para Rodrigo Castelo, que dedicou o prémio à sua equipa e a todos os colegas, ganhar este Troféu Portugal: “ É muito importante. É o prémio maior da nossa cozinha. Trabalhei muito, foram muitas horas de dedicação e sinto-me muito feliz.” Além do Troféu Portugal, o cozinheiro recebe também um prémio monetário no valor de 5.000€.
Houve ainda lugar à distinção do Melhor Prato Regional em Harmonização com cerveja Super Bock Selecção 1927: Arroz de pica no chão, de Luís Gaspar.
O Mercado de Arroios, em Lisboa, foi o palco do Troféu Portugal 2018. O grande concurso de cozinha tem como objectivo cruzar o expoente máximo dos produtos portugueses, servindo-se dos modelos de confecção tradicional das cozinhas regionais e da cozinha contemporânea. Os concorrentes, todos cozinheiros profissionais nacionais a trabalhar em Portugal, aceitaram o convite da organização para mostrar a sua homenagem à cozinha portuguesa.
A concurso estiveram 5 chefes de cozinha provenientes de várias zonas do País. Arnaldo Azevedo (Restaurante Palco, Hotel Teatro | Porto), Luís Gaspar (Restaurante Casa Lisboa, Grupo Multifood | Lisboa), Mário Ramos (Escola Superior de Gestão, IPCB | Castelo Branco), Nuno Fernandes (Restaurante O Talho, Comer o Mundo | Lisboa) e Rodrigo Castelo (Restaurante Taberna ó Balcão | Santarém).
O júri do concurso foi composto pelos chefes de cozinha Miguel Castro e Silva, Nuno Diniz, Orlando Esteves, José Júlio Vintém e Rui Martins.
You must be logged in to post a comment.