//Rodrigo Castelo é o novo Embaixador para a Gastronomia de Santarém
gastronomia de santarém

Rodrigo Castelo é o novo Embaixador para a Gastronomia de Santarém

O chef Rodrigo Castelo, conhecido por dar palco aos produtos e tradições ribatejanos, foi anunciado como Embaixador para a Gastronomia de Santarém na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022.

O Chef Rodrigo Castelo tem 42 anos, costuma sentar-se à mesa com produtores e pescadores para trocar experiências, conhecimentos e ideias, e quando chega à cozinha, dá palco aos produtos e tradições ribatejanos.

A criação e transformação de ingredientes é uma das caraterísticas mais marcantes da cozinha deste chef que foi anunciado como Embaixador para a Gastronomia de Santarém, cidade onde nasceu e onde tem, atualmente, dois restaurantes, o ‘Ó Balcão’ e o ‘Galinha da Vizinha’.

Uma distinção que recebeu com “honra” e “responsabilidade” na cerimónia promovida pela Câmara Municipal de Santarém que decorreu no arranque da BTL, na FIL.

“É uma honra, ao mesmo tempo que me deixa mais confiante e orgulhoso do trabalho que tenho vindo a desenvolver com a cozinha da região. Ser a “cara” da gastronomia da região de Santarém é uma grande responsabilidade, mas também uma motivação para continuar a descobrir, a redescobrir, e a promover o que de melhor a nossa região tem. Nada disto seria possível sem os produtores, com quem trabalho com grande proximidade, e a riqueza dos produtos que o rio e a terra ribatejana nos dão”, explica o chef ribatejano.

“Temos que ser diferenciadores ao nível de um produto turístico estruturado. Do ponto de vista gastronómico, estamos um pouco mais à frente graças ao trabalho do Rodrigo Castelo e de outros grandes chefes da cidade, mas esperamos chegar lá também noutras vertentes”, explica Ricardo Gonçalves presidente da autarquia de Santarém, sobre o futuro do concelho. E acrescenta: “Temos toda a esperança que o Rodrigo Castelo ganhe, um dia, a sua estrela Michelin”.

Em Santarém, que organizará este ano a 42.ª edição do único festival nacional de gastronomia, vai contar com várias iniciativas na cidade ao longo de 2022, dando palco à cozinha e produtores locais. O próximo evento acontece já em abril, nos dias 21, 22 e 23. ‘Chefs ao Tejo’ marca o início do programa Santarém Capital da Gastronomia e terá a presença de três chefs com projetos gastronómicos ao longo do curso do Tejo: Diego Gallegos, do espanhol ‘Sollo’ (uma estrela Michelin), João Rodrigues, do lisboeta ‘Feitoria’ (uma estrela Michelin) e o próprio Rodrigo Castelo.

Além de experiências gastronómicas, a iniciativa contará com conversas sobre peixe de rio, pesca desportiva, sensibilização sobre o ecossistema e sustentabilidade do rio, cultura avieira, entre outros temas.

 

Sobre a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)

Promovida pela Fundação AIP e realizada na Feira Internacional de Lisboa desde 1989, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que este ano decorreu entre 16 e 20 de março, é reconhecida no setor como o evento mais importante na área do turismo em Portugal e como um ponto de encontro de profissionais. A BTL tem também vindo a reforçar a sua presença no calendário de feiras internacionais de turismo e atrai expositores e visitantes de todo o mundo.

 

Imagens: https://www.facebook.com/chefrodrigocastelo/