//Roda de Alimentos Mediterrânica em versão interativa

Roda de Alimentos Mediterrânica em versão interativa

A Direção Geral da Saúde e Universidade do Porto desenvolveram uma aplicação interativa para divulgar a “roda de alimentos mediterrânica”.

A Direção Geral da Saúde apresentou esta semana uma aplicação interativa para divulgar a nova roda dos alimentos mediterrânica, um trabalho que surge na sequência de uma análise sobre os benefícios desta alimentação e dos hábitos dos portugueses, um projeto conduzido pela Universidade do Porto.

Esta ferramenta pedagógica, explica os vários conceitos ligados ao padrão alimentar mediterrânico tendo como base a Roda dos Alimentos Portuguesa. Ao longo da mesma, é também possível explorar os vários grupos de alimentos que compõem esta nova Roda, em conjunto com o número de porções diariamente recomendadas. São apresentados exemplos práticos e visualmente atrativos, salientando não só a componente alimentar, mas também os elementos inerentes ao estilo de vida mediterrânico.

1.1Pretende-se que a nova Roda dos Alimentos interativa possa ser utilizada pelos profissionais da saúde e educação e disponibilizada em unidades de saúde, assim como no contexto de sala de aula como uma ferramenta para auxiliar os professores na abordagem ao tema.

A versão interativa desta ferramenta encontra-se disponível em www.alimentacaosaudavel.dgs.pt e pode ser gratuitamente acedida e utilizada por todos.

Aqui podem ser encontradas informações desenvolvidas sobre as vantagens de produtos como: Hortofrutícolas; Cereais integrais; Azeite; Frutos secos oleaginosos; Ervas aromáticas; Leguminosas; Peixe; Laticínios; Vinho e Água.

Esta ferramenta interativa, concebida pelo PNPAS e Active Media, utilizou como referência o conceito original criado por investigadores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto com o apoio da Direção-Geral do Consumidor.