O Mestre Henriques é uma empresa familiar, no setor dos enchidos e salsicharia, que aposta na autenticidade dos seus produtos, utilizando carnes de suíno frescas, condimentos sabiamente selecionados, embutidos em tripa natural e fumado a lenha de azinho.
Dos produtos produzidos destacam-se o Painho Ribatejano, a Farinheira de Canela, o Chouriço Tradicional Extra, o Salpicão, o Paiolão e a Morcela Fumada.
Um pouco de História
O Mestre Henriques é uma empresa familiar de produção de enchidos e salsicharia, fundada em 1978, cujos produtos, confecionados de acordo com a rica e genuína tradição portuguesa no sector, apresentam os mais elevados padrões de qualidade e satisfazem os gostos mais exigentes. É com muito orgulho que revelam o segredo do sucesso da sua produção, resultado da sinergia de dois vetores fundamentais para a produção de enchidos de qualidade superior:
– A TRADIÇÃO E A AUTENTICIDADEDOS PRODUTOS: Herdados pela experiência e saber de praticamente meio século de trabalho no ramo.
– A MODERNIDADE E O RIGOR TÉCNICO: Assegurados pelos meios e equipamentos em permanente renovação, geridos por elementos altamente qualificados no sector.
O objetivo é valorizar a “tradição da nossa terra e das nossas gentes”, empenhando-se numa produção de extrema qualidade, capaz de satisfazer as mais exigentes expectativas do cliente e do mercado, no sector dos enchidos e salsicharia.
Harmonização
Harmonização dos enchidos Mestre Henriques com o vinho tinto Salinas – Caves d´Alagoa (grupo Vinisol).
A Vinisol representa uma empresa familiar constituída em 1981. Tem como área de negócio, a destilação de vinhos e subprodutos vínicos, para a obtenção de aguardente de alta qualidade e excelência.
Colaboram com produtores de vinho e com os organismos de Tutela, para a retirada dos subprodutos vínicos, procedendo depois à sua destilação, obtendo um álcool vínico bruto.
Dedicam-se à produção de aguardente vínica de alta qualidade e excelência, de modo a ser incorporada no fabrico dos vinhos do Porto e Moscatel, bem como em outros produtos licorosos.
Castas Aragonez; Touriga Franca; Touriga Nacional e Tinta Barroca.
Cor vermelha granada de boa intensidade com aspeto muito limpo (brilhante).
Aroma poderosamente frutado a frutos vermelhos (ginja e amora).
Sabor equivalente ao aroma com bons taninos, grande corpo e ligeira baunilha.
Vivo e concentrado com final agradável e muito persistente. Deve ser bebido à temperatura de 17/18ºC.
‘Memórias de Sabores’- Homenagem
Assinalamos o 21º aniversário da elevação da Gastronomia Portuguesa a ‘bem imaterial do património cultural de Portugal, com uma homenagem a:
Na Gastronomia:
Mestre Henriques
No Vinho:
Às Caves d´Alagoa.
(Conteúdos produzidos pelo município de Rio Maior, para ‘Harmonizações, histórias e Memórias’, aquando da comemoração dos ‘21 Anos da Gastronomia Património Cultural’, promovida pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho)
Veja também a entrevista realizada ao podutor Mestre Henriques.