//Restaurantes portugueses premiados na Gala Michelin

Restaurantes portugueses premiados na Gala Michelin

Em noite de estrelas, os restaurantes portugueses brilharam na Gala Michelin Espanha e Portugal 2023.

O evento anual das Estrelas Michelin realizou-se, este ano, na cidade de Toledo, região de La Mancha, no Palácio dos Congressos El Greco.

O Guia atribuiu a primeira estrela a cinco restaurantes portugueses. Em Lisboa, os premiados foram o Encanto, o Kabuki Lisboa e o Kanazawa, no Porto, o Euskalduna Studio e o Le Monument, também receberam uma estrela.

Portugal passa a ter 31 restaurantes com uma Estrela Michelin e, com a estrela atribuída nesta edição, o restaurante Encanto torna-se no primeiro restaurante exclusivamente vegetariano a ser distinguido pelo Guia Michelin em território nacional.

Nos restaurantes com duas estrelas Michelin, os 7 estabelecimentos premiados em edições anteriores, renovaram a sua distinção.

O restaurante Mesa de Lemos distinguido com uma Estrela Michelin desde 2019 conseguiu a sua renovação e recebeu a sua 1ª Estrela Verde, prémio atribuído aos restaurantes que partilham o compromisso da sustentabilidade, com iniciativas que preservam o meio ambiente.

É com muito orgulho que eu e a minha equipa recebemos estas duas distinções. Somos o terceiro restaurante português a conquistar uma estrela Verde, um reconhecimento do esforço que temos vindo a fazer na defesa do meio ambiente e do espaço em que estamos inseridos. Também a renovação da estrela Michelin valoriza o trabalho feito no Mesa de Lemos em prol da gastronomia portuguesa, com produtos nacionais de alta qualidade, sempre com a preocupação de oferecer aos nossos visitantes uma cozinha com personalidade e de sabores intensos“, comenta o chef Diogo Rocha.

O Mesa de Lemos junta-se ao Il Galo d’Oro e ao Esporão nos restaurantes com estrela Verde em Portugal.

Foram também reconhecidos 7 novos restaurantes com o Bib Gourmand, a distinção da Michelin que reconhece a melhor relação entre qualidade e preço. São eles: o Carnal, o Ofício e o Zunzum Gastrobar, em Lisboa, a Gruta e o Semea by Euskalduna, no Porto, o À Mesa, em Tavira e o Rio by Paulo André, em Vila do Conde.