Em Roma, recentemente, o ‘Antico Caffè di Marte’ pagou 5 mil euros. Em Veneza, 20 mil euros foi quanto pagou o Osteria da Luca, em 2018.
Na verdade, também em Lisboa e muitas outras cidades no mundo, não faltam restaurantes que apresentam aos turistas contas verdadeiramente ‘obscenas’. Mas o caso que tem sido notícia nos últimos dias refere-se a dois turistas que em Roma pagaram 430 euros por um almoço constituído por dois pratos de esparguete, peixe e água. Para além dos elevados preços da comida e da bebida, a taxa de serviço ultrapassou tudo o que poderia ser razoável (80 euros) e a conta apresentada somava, 430 euros.
Os turistas japoneses colocaram a conta online, denunciando o restaurante Antico Caffè di Marte, no centro da cidade de Roma onde já se haviam registado muitos outros casos de abuso, como se verificou pelo grande número de comentários de clientes que já tinham sofrido o mesmo tipo de abuso.
Pelo valor dos produtos as autoridades tiveram dificuldade em encontrar ‘ilegalidades’. Já quanto à gorjeta, referida como taxa de serviço, o advogado alegou que os turistas tinham deixado de livre vontade. Acontece que a taxa estava na fatura e não devia por não ser um pagamento obrigatório.
O resultado foi uma multa de cinco mil euros e uma má fama interna e internacional que levará, certamente, muitos turistas a levarem na bagagem uma referência ao restaurante ‘onde não devem, nem passar à porta’.
20 mil euros de multa
Em janeiro de 2018 o jornal Público noticiou a aplicação de uma multa ao restaurante ‘Osteria da Luca’, em Veneza, por ter cobrado 1143 euros a um grupo de turistas japoneses por uma refeição de quatro bifes, um prato de peixe grelhado, dois copos de vinho e água.
Os quatro japoneses, que estudavam culinária italiana em Bolonha, apresentaram uma queixa que levou a uma ‘visita’ das autoridades que descobriram falhas relacionadas com saúde, segurança e higiene alimentar, para além de um conjunto de infrações comerciais.
Resultado: o ‘Osteria da Luca’, que já tinha na plataforma de avaliação Tripadvisor 83% das avaliações a classificá-lo como “terrível”, ainda foi multado em 20 mil euros.
You must be logged in to post a comment.