//Restaurante Soberba: cozinha com respeito pelas origens

Restaurante Soberba: cozinha com respeito pelas origens

O Chefe Igor Martinho apresenta uma cozinha criativa mas com ‘origens’, e ainda por cima, com preços que não «inibem» o apetite.

“À primeira leitura, o nome pode estranhar-se. Normalmente, é verdade, associamos esta palavra a algo negativo, a pecado capital! Mas, sublinhamos como características do ‘Soberba’ o orgulho de ser português e dos nossos produtos magníficos, procurando uma elevação da gastronomia nacional, quase como a expressão de algo majestoso, grandioso e sublime”, explica Igor Martinho.

Com 65 lugares numa sala ampla, elegante, discreta e confortável, o ‘Soberba’ é a materialização de um sonho com cerca de 10 anos, comum a dois amigos de sempre, sócios neste desafio: Igor Martinho e também Gonçalo Henriques para quem “o Restaurante Soberba não limita a criatividade e o empenho de uma equipa sempre pronta a conduzir o cliente numa viagem soberba pelos sentidos, com dedicação, simpatia e talento”.

O espaço tem capacidade para satisfazer vários tipos de eventos, que vão de almoços que quebram a rotina dos dias de trabalho a jantares entre amigos, festas de aniversário, encontros de família, etc.

Durante a semana o restaurante já está a afirmar-se com o «Menu almoço do dia» mas a escolha é variada nas opções de Grelha (peixe ou carne), com destaque para as carnes maturadas, diversos acompanhamentos e pratos de Autor, sempre com garantia, por parte do Chefe, de rigoroso critério de escolha nos produtos.

De sublinhar ainda a oferta de vinhos que se apresenta diversificada e com referências das várias regiões vinícolas do nosso País, com equilíbrio entre clássicos e novos lançamentos vínicos.

Esta aposta recente em Lisboa, apresenta uma cozinha em que cada produto tem sabor próprio, respeitando as origens e com excelente apresentação (empratamento), sem pretensões de obra de arte plástica.

Igor Martinho

Natural de Arrouquelas (Rio Maior), no coração do Ribatejo, formou-se no Curso de Cozinha e Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e tornou-se no mais jovem chef a receber o galardão de CCA (Chefe Cozinheiro do Ano), em 2009.

Apesar de jovem, Igor já conta com muita experiência nacional e internacional e é presença assídua em eventos gastronómicos, concursos culinários (foi um dos cinco finalistas da edição 2012 do programa televisivo “Top Chef” – RTP), conferências e workshops. Também é consultor de vários parceiros e organiza eventos de catering. Igor Martinho tem uma adoração especial pela cozinha tradicional portuguesa, à qual tenta atribuir um “cunho” de modernidade e sofisticação, inspirando-se nos mercados tradicionais e privilegiando sempre a utilização e a promoção dos produtos nacionais. Não revelando qualquer prato favorito, tem o bacalhau como iguaria de eleição. Os coentros, o azeite, o alho e a flor de sal estão entre os ingredientes prediletos que não dispensa na cozinha.

so·ber·ba (latim superbia, -ae) – substantivo feminino: orgulho, altivez, elevação, arrogância, sobrançaria.
Adjetivo: que tem soberba, orgulhoso, majestoso, vaidoso, grandioso, belo, sublime, altivo.de uma forma inovadora.

Saiba mais em: www.soberba.pt