//Rendas e carapaus doces

Rendas e carapaus doces

Doces que resultaram de parceria entre escolas de Peniche e Nazaré e uma pastelaria.

Em 2018 o ‘Jornal Sabores’ deu conta do lançamento de duas inovadoras propostas de doçaria, por iniciativa do Grupo Calé – Confeitaria Tradicional Portuguesa, com sede e lojas em Peniche e lojas também nas Caldas da Rainha.

Os ‘carapaus doces’ foram uma criação da Escola Profissional da Nazaré e as ‘rendas doces’, que integram algas na massa, foram desenvolvidas por alunos e docentes de pastelaria da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

Como se pode ler no site da pastelaria: “as bolachas Rendas Doces, foram criadas para homenagear a tradição das rendas de bilros. Estas saborosas bolachas incorporam na sua massa macroalgas nutritivas e uma cobertura que replica a textura dos fios da renda. Estão disponíveis em três sabores: caramelo com flor de sal, lima e gengibre”.

De acordo com fonte da empresa, contactada recentemente, o objetivo de produzir uma centena de caixas (de 12 unidades) de ‘rendas doces’ por semana foi alcançado mas com a pandemia estes números baixaram consideravelmente.

Já os ‘carapaus doces’ são ‘inspirados’ naquele peixe, muito conhecido na gastronomia popular da Nazaré, onde é pescado em grande quantidade e seco ao sol na praia. Ao contrário das ‘rendas’, este doce não está a ser comercializado atualmente, prevendo-se que com a esperada normalização da vida dos portugueses e a consequente retoma dos turistas na Nazaré, possam voltar às pastelarias do grupo.

Para conhecer mais pormenores sobre estes dois produtos doces, sugerimos a leitura das notícias referidas, através dos respetivos links.

 

 

As bolachas ‘Rendas Doces’ têm sabor de caramelo com flor de sal, gengibre e lima e são vendidas em caixas de 12 unidades…
https://jornalsabores.com/peniche-lancou-bolacha-renda-doce/

 

 

O Carapau Doce da Nazaré, confecionado à base de doce de ovos, ‘crocante e com a acidez de um doce de morango’…
https://jornalsabores.com/carapau-doce-nova-especialidade-da-nazare/