//Regressam a Palmela a Festa e a Rainha das Vindimas
rainha das vindimas

Regressam a Palmela a Festa e a Rainha das Vindimas

A 59.ª edição de um dos eventos mais aguardados do ano regressa entre os dias 1 e 6 de setembro.

Ao longo dos anos, desde 1963, foram muitos aqueles que passaram pelas ruas de Palmela para festejar o vinho e uma das maiores tradições da terra: as vindimas.

Após dois anos de restrições, a Festa das Vindimas, um dos eventos mais aguardados do ano, está de volta a Palmela para seis dias de animação.

“Palmela prepara os sorrisos, as emoções e o coração… A nossa grande festa está a chegar”, anuncia a organização. Entre 1 e 6 de setembro, os vinhos da Península de Setúbal e os produtos regionais vão estar em grande destaque nas bancas espalhadas pelo Largo de São João e pelas ruas enfeitadas a rigor para a 59.ª edição do evento.

O cartaz ainda não foi divulgado, mas o programa deverá manter-se no registo dos anos anteriores, com noites de música, a cerimónia da bênção do mosto, largada de touros, venda de roupa, calçado e acessórios e atrações para todas as idades.

A última edição da Festa das Vindimas aconteceu em 2020, num formato diferente do habitual devido à pandemia, onde a maioria das atividades se realizaram nos vários fins de semana do mês de setembro.

 

Queres ser a próxima Rainha das Vindimas? Inscreve-te até 31 de julho!

A ‘Rainha da Festa da Vindimas’ é um dos símbolos maiores da Festa. Não há Festa das Vindimas sem Rainha, nem Rainha sem Festa.

A Gala de eleição da rainha dá início a uma das maiores celebrações de sempre em todo o Concelho de Palmela e é motivo de grande regozijo para toda a população, costumando-se dizer “Rainha coroada, Festa começada”!

É também a rainha que na cerimónia solene de inauguração, através do corte simbólico do primeiro cacho de uvas convida toda a população, visitantes e forasteiros a celebrarem esta festa e a ficarem por Palmela. As inscrições para o ‘Concurso Rainha das Vindimas 2022’ estão abertas até 31 de julho e podem candidatar-se jovens entre os 17 e os 25 anos, naturais ou residentes no concelho de Palmela, com conhecimento e paixão pela sua região e cultura, que não tenham concorrido mais de duas vezes consecutivas ou três vezes no total.

A Gala de Eleição da Rainha das Vindimas 2022 terá lugar a 31 de agosto, no Cine-Teatro S. João.

Recorde-se que a Rainha das Vindimas representa, anualmente, o concelho de Palmela no Concurso Nacional da Rainha das Vindimas de Portugal.

Sofia Marçal, de 20 anos e natural de Palmela, foi coroada ‘Rainha da Festa das Vindimas 2021’ e este ano está pronta para a passagem do título à tão aguardada ‘Rainha da Festa das Vindimas 2022’.

O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis em www.festadasvindimas.pt.