//Redondo – ‘Semana das Migas’

Redondo – ‘Semana das Migas’

No âmbito da iniciativa ‘Redondo Há Mesa’ de 8 a 15 de novembro… há Migas. E temos uma receita.

O património gastronómico do concelho alentejano de Redondo tem lugar garantido ao longo do ano nas mesas dos restaurantes, fruto da parceria destes com o município, mas em determinados períodos a ‘oferta’ fica mais específica, como é o caso deste quarto trimestre em que uma semana (8 a 15 novembro) é dedicada às migas.
Numa assumida e defendida “vocação pela dieta mediterrânica”, através da iniciativa ‘Redondo à Mesa’ promove-se a gastronomia alentejana “com os diversos pratos que são confecionados pelos restaurantes aderentes consoante a altura do ano em que nos encontramos”, refere fonte Câmara Municipal de Redondo.

E claro que para acompanhar as deliciosas e genuínas propostas gastronómicas alentejanas, não faltam os bons vinhos deste território vinhateiro apresentados pelas 11 Adegas do concelho, com a refeição a ser complementada com as irresistíveis apresentadas em cada época.
Mas porque enoturismo não é apenas adegas, vinho e gastronomia, para antes ou depois da refeição conte também com a possibilidade de uma visita às Olarias e ao Museu do Barro e ao Museu do Vinho, com uma pequena incursão à Enoteca de Redondo.

Receita das ‘Migas à Alentejana’
(Texto integral da Câmara Municipal de Redondo)
O ingrediente principal deste prato é o pão que deve de ser do tipo caseiro (preferencialmente alentejano) e duro, a fim de a receita manter a sua textura e consistência.
O outro ingrediente emblemático da nossa gastronomia é a carne de porco.
As migas à Alentejana confecionadas a partir da carne de porco (entrecosto, lombo de porco, toucinho), o pão, sal, alho moído, folhas de louro, azeite, massa de pimentão e água.

Começa-se por temperar a carne na véspera, elaborando uma marinada com a massa de pimentão, alhos e sal.
No dia seguinte, frita-se a carne em azeite.
Retira-se a carne que já está frita para uma travessa, corta-se o pão em fatias muito fininhas para melhor se dissolver, escaldando- se de seguida em água a ferver e coloca-se uma pitada de sal a gosto (não exagerar na quantidade de sal, uma vez que o tempero utilizado já tem sal).
Utiliza-se o pingo da carne frita para ferver o pão e vai-se esmigalhando de forma a criar a miga.
Durante a confeção tenta-se dar a volta às migas para saírem em rolo. Desta forma estão prontas a serem servidas acompanhadas com a carne frita com rodelas de laranja, criadas nos quintais alentejanos.

As Migas Alentejanas
Este é um dos pratos mais típicos e apreciados do Alentejo, especialmente durante o inverno por ser um prato que se consome quente.
À semelhança de outras receitas alentejanas o pão (duro, como aproveitamento) é o ingrediente principal deste prato, a que se associa a carne de porco, outro produto emblemático da gastronomia tradicional alentejana.

Saiba mais em:
http://www.cm-redondo.pt/pt/site-acontece/Eventos/Paginas/Redondo-%C2%B4H%C3%A1%C2%B4-Mesa—4%C2%BA-Trimestre-.aspx