//Receituário com Robalo
robalo

Receituário com Robalo

Município de Esposende editou um livro de receitas de robalo, no Dia Nacional da Gastronomia, assinalado a 29 de maio.

Trata-se da edição ‘O Receituário do Robalo Está Aqui’, que espelha a diversidade de formas de confeção desta espécie piscícola. O livro, também em versão digital (ver no final do texto) apresenta 40 receitas, entre as quais Filete de Robalo com Ouriços do Mar, Robalo Escalfado com Batata Gratinada, Cataplana de Robalo com Ameijoa Macha, Filete de Robalo em Amêndoa com Puré de Couve-flor e Arroz de Camarão, Filete de Robalo Aromatizado com Citronel. A publicação contou com o contributo de algumas unidades de restauração locais, do Chefe Emídio Concha de Almeida, da Escola Profissional de Esposende e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)., são algumas das receitas que constam da publicação.

 

robalo

 

Para assinalar o ‘Dia Nacional da Gastronomia’, para além da confeção de um prato de robalo  harmonizando com vinhos da Quinta de Góios, seguido de degustação, realizou-se a inauguração, no Centro de Informação Turística de Esposende, da exposição ‘Francisco Sampaio – Bibliografia e Iconografia’,  patente até ao próximo dia 20 de junho.

Esta ação enquadra-se num amplo conjunto de ações de promoção deste município, com vista ao reforço da sua atratividade, dando continuidade à campanha de divulgação de Esposende como território de excelente gastronomia de mar. A autarquia pretende, igualmente, “impulsionar localmente a retoma económica do turismo, consolidando a sua posição no mapa dos roteiros gastronómicos do país”, refere-se em nota de imprensa.

Estas ações inserem-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2018_2022, o qual contempla também as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Para acesso ao ‘Receituário do Robalo’: https://www.visitesposende.com/server/receituario.pdf

Festas Juninas em Esposende

O Município de Esposende, em colaboração com as unidades de restauração do concelho, vai levar a efeito mais uma edição das “Festas Juninas”, convidando a celebrar os Santos Populares.

Este ano, aderem à iniciativa 35 restaurantes, onde será possível saborear a tradicional sardinha, com a frescura e sabor de sempre, acompanhada da batata produzida em Esposende e da saborosa broa de milho, regada com os excelentes vinhos verdes e cervejas artesanais do concelho, não podendo faltar na ementa o saboroso caldo verde. Para rematar, são várias as sugestões de sobremesas e doçaria, que casam lindamente com os licores artesanais que Esposende também produz.