Entre 17 candidatas, Azambuja, Barcelos e Cadaval conquistaram o júri, em Peso da Régua – ‘Cidade do Vinho 2019’.
Chama-se Cátia Mateus, a jovem que somou a maior pontuação atribuída pelo júri na eleição da ‘Rainha das Vindimas de Portugal’ que decorreu no passado dia 7 de setembro, numa organização da Associação de Municípios Portugueses (AMPV) e Câmara Municipal de Peso da Régua, no âmbito da sua condição de ‘Cidade do Vinho 2019’. A jovem eleita representou o município de Azambuja que já havia conquistado este ‘título’ em 2016.
A primeira Dama de Honor é Maria Eduarda, em representação do município de Barcelos e a segunda Dama de Honor chama-se Marina Ferreira e representou o município de Cadaval.
Foram atribuídos também, a Patrícia Torres, representante de Arruda dos Vinhos o ‘Prémio Simpatia’- eleita entre as candidatas – e o ‘Prémios Fotogenia’, atribuído à representante de Lagoa, Beatriz Castro, pelo fotógrafo oficial do evento.
A nova ‘Rainha das Vindimas de Portugal’, até à eleição da sucessora, no próximo ano em ‘Pinhel-Cidade do Vinho 2010’, terá oportunidade de representar a AMPV em atividades promovidas ou em que participe esta associação que representa cerca de 80 municípios produtores de vinho.
Cátia Mateus, a ‘Rainha das Vindimas 2019’ admitiu ao ‘Jornal dos Sabores’ ter grandes expetativas para este ano de ‘reinado’ e confessou que a experiência vivida a marcou muito positivamente.
(Ver declarações em artigo nesta edição)
A chamada ‘Gala de Eleição’ decorreu no palco exterior do Auditório de Peso da Régua e contou com a participação de artistas locais, nomeadamente com uma excelente rábula teatral de improviso, danças de salão e interpretações vocais de excelente nível.
A ‘festa’ foi animada por grupos que se deslocaram das localidades de origem das concorrentes e que, com aplausos, palavras de incentivo e até bandeiras e cartazes, apoiaram as suas candidatas, contribuindo para animar a noite.
As ‘provas’ para eleição
As jovens candidatas tiveram oportunidade de participar num workshop sobre ‘Enoturismo’ e numa ação do programa ‘Wine in Moderation’, fizeram uma vista à região, realizaram ensaios com vista à apresentação.
Nas provas de avaliação do júri contavam-se: entrevista com os cinco membros do júri, que avaliaram os conhecimentos de cada uma relativamente ao tema ‘Enoturismo, vinha e vinho’ nos respetivos territórios concelhios. Uma prova que contribui com um terço da pontuação final. Os outros dois terços foram valorizados através de dois desfiles.No primeiro, apresentaram-se com traje regional e fizeram ‘de viva voz’, ao público na plateia, um convite enoturístico para visita ao seu concelho e no segundo, com o chamado traje de gala (ou vestido de noite), enquanto desfilavam os apresentadores leram um texto subordinado ao tema ‘A Vinha, o Vinho e o Mundo Rural’, da autoria de cada uma delas.
Fotos: Jorge Alminhas (Peso da Régua)
You must be logged in to post a comment.