//Quinta dos Termos – Vinhos da ‘Serra’

Quinta dos Termos – Vinhos da ‘Serra’

Situada na Cova da Beira, entre as serras da Estrela e da Gardunha, mais especificamente em Belmonte a Quinta dos Termos é um projeto que ao todo tem 180 hectares cujo o vinho reflete as caraterísticas únicas desta paisagem.

Quem chega à Quinta dos Termos depara-se com uma paisagem única em termos de altitude e localização, o anel de serras que a protege é muito extenso com elevações mais discretas como o a Aldeia histórica de Sortelha e outras mais grandiosas como a Gardunha e a Estrela, a serra mãe da região.

Quinta dos Termos

E uma propriedade familiar, produtora de vinhos DOC da Beira Interior, onde João Carvalho é o protagonista – Engenheiro têxtil e empresário agrícola investiu na Quinta dos Termos que estava há três séculos nas mãos da família, tornando-se o maior produtor de vinhos DOC da região. Após a morte do pai, João Carvalho recomeçou tudo do zero, procurando preservar as vinhas mais antigas e criando novas plantações feitas de raiz. Ainda hoje mantem duas vinhas que foram plantadas em 1931 e recorreu desde sempre a consultores externos que o ajudaram a fazer as escolhas mais acertadas, desde o campo até a adega.

As temperaturas durante o dia vão dos 40º até aos 50º, e à noite rondam os 18/20º, o que dá origem a uma maturação mais longa, tornando os vinhos mais consistentes e de personalidade forte.

As vinhas encontram-se plantadas a uma altitude de 500 metros, com exposição sul, em solos graníticos pobres que favorecem uma maturação de uva premium. Este terroir marca de forma indelével os vinhos da Quinta dos Termos, onde se cultivam 18 castas tintas, tais como Touriga Nacional, Trincadeira, Rufete, Jaen, Tinta Roriz, Marufo, Tinto Cão, Alfrocheiro, Baga, Syrah, Petit Verdot e Sangiovese, e 6 castas brancas, tais como Fonte Cal, Síria, Arinto, Verdelho e Riesling.

 

Nenhuma das vinhas produz mais de cinco a seis toneladas por hectare, a Adega está certificada no modo de produção integrada que exige um controlo de qualidade rigoroso de toda a produção.  O envelhecimento dos vinhos tintos é feito por estágio em barricas de carvalho francês e húngaro, ao longo de vários meses, conforme as castas e o conceito do vinho.

Não faltam exemplo de vinhos medalhados no portefólio da Quinta dos Termos, já em 2021, o Reserva Vinhas Velhas 2018 foi premiado com a Medalha de Ouro nos Prémios Vinduero-Vindouro 2021 – o concurso de referência de Vinhos Ibéricos.

A Quinta dos Termos é hoje um projeto reconhecido nacional e internacionalmente com inúmeros prémios que é uma referência entre os produtores de excelência que tão bem têm vindo a representar esta região. Este produtor integra a plataforma digital SmartFarmer.pt e os seus vinhos podem ser adquiridos aqui: https://smartfarmer.pt/produtor/quintadostermos/

O SmartFarmer

O SmartFramer é um negócio social da ONG Oikos – Cooperação e desenvolvimento, e surge no âmbito da dinamização do marketplace smartfarmer.pt cuja missão é apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares, alavancando as suas vendas através de uma plataforma online e criando relações de proximidade e transparência entre estes e os consumidores.