//Quer ser provador oficial de queijo?

Quer ser provador oficial de queijo?

Formação para provadores de Queijo Serra da Estrela DOP aberta a participantes de todo o país.

Nos dias 17, 18 e também a 24 e 25 de setembro, a Estrelacoop irá qualificar provadores de Queijo Serra da Estrela DOP, o mais antigo de todos os queijos portugueses, reconhecido internacionalmente pelas suas caraterísticas organoléticas.

Mas tornar-se num Queijo Serra da Estrela DOP não é tarefa fácil e não é para qualquer queijo: para que cada Queijo Serra da Estrela com Denominação de Origem Protegida (DOP) consiga obter este rótulo singular e inconfundível, que revela a sua identidade e características únicas que o distinguem de todos os outros, tem que passar por um longo processo, que tem início na sua cadeia de valor e termina num painel de provadores qualificados e especializados.


Com o intuito de alargar o número de provadores qualificados para júri do Painel Oficial do Queijo Serra da Estrela DOP, a Estrelacoop, Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL, está a lançar uma formação profissional de provadores especializados, que irá realizar-se em dois momentos: nos dias 17 e 18 de setembro e nos dias 24 e 25 do mesmo mês. A formação integra uma alargada prática de avaliação sensorial, com aferição das características e atributos de queijos Serra da Estrela DOP, nomeadamente a crosta, a forma e consistência, a textura e a cor da pasta e o sabor e o aroma.

Esta formação presencial com duração de dois dias é aberta a participantes de todo o país e terá lugar na sede da Estrelacoop em Celorico da Beira. Será realizada pela ALS Portugal, entidade formadora no âmbito da biotecnologia aplicada à segurança alimentar, saúde animal e controlo ambiental.

No final do curso cada participante irá obter a Qualificação para integrar o Painel Oficial de Provadores do Queijo Serra da Estrela DOP, que irá garantir que o provador tem conhecimento sobre os elementos distintivos DOP, capacidades ímpares de avaliação sensorial do queijo, bem como de análise da qualidade de produção.

Os interessados podem inscrever-se, gratuitamente AQUI.

 

A ESTRELACOOP

A ESTRELACOOP – COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE QUEIJO SERRA DA ESTRELA, CRL é o agrupamento gestor da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Queijo Serra da Estrela, do Queijo Serra da Estrela Velho, do Requeijão Serra da Estrela e do Borrego Serra da Estrela.

Esta entidade desenvolve a sua atividade com incidência no acompanhamento do processo de certificação, é efetuado por um Organismo de Controlo e Certificação, no apoio técnico junto dos seus associados, nomeadamente ao nível da validação das condições estruturais dos produtores de Queijo Serra da Estrela obtenção da autorização de certificação. A ESTRELACOOP é ainda o “elo de ligação” entre os associados e a entidade certificadora e na implementação do HACCP.