O Queijo São Jorge DOP 4, 7, 12 e 24 meses de cura e o Queijo Prato Ilha Azul curado voltam a ser distinguidos com medalha de Ouro no 13º Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses de Cura Prolongada.
O concurso, organizado pelo CNEMA e pela Qualifica, premeia produtos alimentares de todo o país através de prova cega de diversas amostras.
Segundo José Carlos Serrão, Diretor Geral da LactAçores, distribuidores do Queijo São Jorge DOP 4, 7, 12 e 24 meses de cura e do Queijo Ilha Azul, “Estas distinções são o reflexo do trabalho que a nossa equipa e produtores têm vindo a desenvolver no sentido de potenciar a excelência dos produtos dos Açores e proporcionar uma experiência inigualável a todos os consumidores”.
O Queijo São Jorge DOP, reconhecido a nível nacional e internacional, é produzido em exclusivo na ilha de São Jorge desde a sua descoberta, em meados do século XV. Feito a partir de leite de vaca cru, coalho e sal, este queijo tem um aroma forte e sabor ligeiramente picante. A cura mínima é de 3 meses, sendo a cura máxima de 36 meses.
As características distintas do Queijo São Jorge DOP resultam das condições climatéricas da ilha, que originam pastagens de culturas variadas, que resultam num queijo de excelência.
O Queijo Ilha Azul, produzido pela cooperativa CALF obteve a medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo, atestando a excelência contínua deste queijo. Os queijos Moledo e Capelinhos, também da CALF, conquistaram medalhas de prata.
O queijo Prato Ilha Azul é produzido com leite da Ilha do Faial o qual fornece o sabor e características próprias a cada queijo. O Queijo Curado Ilha Azul é um queijo curado de pasta semidura, com o formato cilíndrico de cor amarelada. Produzido a partir de uma receita tradicional e com o formato clássico de queijo prato.