//Quando os frescos batem à nossa porta
cabazes BIO

Quando os frescos batem à nossa porta

Verduras frescas e frutas da época produzidas em Portugal à sua porta? Sim é possível!

Se gosta que as verduras sejam bem frescas, biológicas e produzidas em Portugal, que a salada não venha embalada em plásticos e que a fruta seja da época e saborosa, troque as suas idas ao supermercado por cabazes frescos que lhe ‘batem’ à porta.

Atualmente uma boa parte do orçamento familiar vai para os custos dos alimentos, e quem gosta de ter uma alimentação equilibrada sabe que uma parte importante dessa fatia vai para frutas e legumes. Estes produtos, que são essenciais na nossa alimentação, estão cada vez mais caros, mesmo sendo a qualidade bem menor do que a que era consumida há uns anos pelos nossos pais e avós.

Quem vive na cidade terá pensado muitas vezes em como seria bom ter um pequeno espaço verde de onde pudesse colher os produtos da mãe terra e comê-los diretamente na sua própria cozinha. Muitas vezes a falta de tempo ou o facto de não ter jeito para escolher fruta, leva-nos a fazer escolhas menos saudáveis.

Felizmente, podemos dizer que nos últimos anos têm surgido um pouco por todo o país pequenos negócios, onde o consumidor tem a possibilidade de encomendar cabazes semanais de produtos hortícolas de qualidade, diretamente de pequenos produtores, a um preço que geralmente é mais baixo. Além de mais saudáveis e de melhor qualidade, estes alimentos permitem reduzir a pegada ecológica da indústria alimentar e os pequenos produtores nacionais encontram aqui uma oportunidade para escoar as suas produções e os consumidores para iniciar uma alimentação mais saudável e poupar dinheiro.

Razões para preferir fruta e hortícolas da época

Comer fruta e vegetais da época é muito importante para a saúde e também para o ambiente. Neste momento, os supermercados habituaram-nos a comer morangos no Natal e espargos em pleno Verão, mas a verdade é que ganharíamos muito mais se nos habituássemos a comer fruta e legumes da época.

A fruta fresca e da época é a que apresenta maior concentração de nutrientes, além de ser mais saborosa e aromática. O mesmo acontece com os legumes: as plantas que seguem o seu ciclo de vida natural contêm mais nutrientes e ingredientes ativos, e são menos suscetíveis de serem cultivadas com pesticidas cujo uso  é muito mais elevado para vegetais fora da estação do ano. Para além disso, os produtos fora de época são frequentemente cultivados noutros países e por isso percorrem um longo caminho para chegar ao supermercado, o que significa, entre outras coisas, custos ambientais elevados de transporte e alterações de temperatura, com consequências negativas na qualidade. As emissões de dióxido de carbono deste tipo de transporte aumentam a quantidade já existente na atmosfera, agravando a situação global e contribuindo para as alterações climáticas.

Os Cabazes BIO do SmartFarmer

Em parceria com a Semear, o SmartFarmer, negócio social da ONG Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, faz chegar cabazes de frutas e legumes até aos consumidores. Cada semana, o que o campo tem para oferecer irá ter consigo à sua casa, no seu trabalho ou onde lhe der jeito, sem custo adicional. Dependendo das necessidades e dos gostos, poderá encontrar no site do SmartFarmer, diversas opções de cabazes, com vários tamanhos, composições e preços, que vão dos 6 até aos 10 Kg, sendo o cabaz médio o mais barato: este possui 8 variedades e cerca de 6Kg, e é ideal para a semana de uma família de 2 a 4 pessoas. Ao comprar este cabaz estará a contribuir para o programa de inclusão social do SEMEAR que forma e integra pessoas com dificuldade intelectual e do desenvolvimento. As entregas são feitas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Cascais, Oeiras e Sintra.

Saiba mais aqui: https://smartfarmer.pt/cabazes-bio-da-horta-a-porta/