Confraria Gastronómica do Abade elegeu, em Braga, os órgãos Sociais para o triénio 2019-2021.
A única lista a sufrágio obteve 100% dos votos totais. “Esta foi uma confirmação de que o trabalho desenvolvido nestes anos tem colhido por parte dos Confrades a aprovação e reconhecimento criando condições para continuar e fazer mais e ainda melhor”, afirmou Agostinho Peixoto Juiz Presidente. Ficou também a promessa de que os próximos 3 anos trarão novos projetos e novas ações alicerçadas na missão de “Promover e defender os valores culturais da Gastronomia de Braga, do Minho e de Portugal, e excelência do vinho verde. O Pudim Abade de Priscos, sempre…”
Agostinho Peixoto, reeleito Presidente da Direção, salientou que “os tempos são de viragem, os desafios constantes, o acervo gastronómico merece ser protegido e divulgado”. Continuou afirmando que “a requalificação da Sede da Confraria, a certificação da receita do Pudim Abade de Priscos, a criação de uma academia de formação, a dinamização de uma Confraria Júnior, e a abertura a novos confrades, para alem de publicações a editar, são algumas das ações a levar a cabo nos próximos 3 anos”.
O Programa Eleitoral apresentado pela nova direção “representa a orientação estratégica que se pretende desenvolver nos próximos 3 anos (e meio) no sentido de consolidarmos a notoriedade da ‘Confraria Gastronómica do Abade’, quer na região quer no país.
Com esse objetivo, refira-se a título de exemplo a criação de uma secção júnior da Confraria, designada ‘Os Abadinhos’ com o objetivo de sensibilizar a população mais nova, em particular, as crianças dos 6 aos 14 anos com atividades como a Cozinha da Avó e Gastronomia para crianças que permita aproximá-las dos ingredientes de maior referência da nossa Gastronomia.
O Concurso Gastronómico do Pudim Abade de Priscos, que tem conhecido uma enorme aceitação e adesão da população e das empresas da restauração e bebidas, confeitarias e pastelarias, e a realização do 1º Seminário sobre Gastronomia e Vinhos da Confraria Gastronómica do Abade, que colocará em análise e discussão o tema ‘Gastronomia Tradicional – que futuro?’ são mais dois exemplos da atividades propostas.
You must be logged in to post a comment.