//‘Provocação de Sabores’ no Barreiro
barreiro

‘Provocação de Sabores’ no Barreiro

Prova de vinhos, acompanhada de música Jazz, na Cooperativa Operária Barreirense ‘Os Corticeiros’, Barreiro.

 

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e a ‘Vinus Rarus’ promovem, a 7 e 8 de maio, das 15h00 às 21h00, uma prova de vinhos, acompanhada de música Jazz, na Cooperativa Operária Barreirense “Os Corticeiros”, Escola de Jazz do Barreiro.

Este evento pretende “recuperar de alguma forma a nossa tradição vínica relacionada com o Bastardinho)”, refere fonte do município.

A testemunhar a importância do licoroso ‘Bastardinho’, desde 2019 que o Lavradio (freguesia agora unida com a do Barreiro) conta com um elemento escultórico evocativo onde pode ler-se: “Os Vinhos do Lavradio são uma memória que não queremos nem podemos apagar. Através das suas uvas, produziu-se o Vinho Bastardinho que, pela sua excelência, foi reconhecido além-fronteiras e é hoje uma referência incontornável desta vila”.

 

barreiro

 

Quem é a Vinus Rarus, parceira da Autarquia no evento?

A Vinus Rarus é uma garrafeira e distribuidora dedicada a edições limitadas e /ou de pequena produção que tem por lema: “Vinus Rarus… alma, coração e história. Alma vinda do terroir e das castas; Coração que se sente no produtor; História contada em cada garrafa”.

 

Qual é o objetivo deste evento?

O Enoturismo é uma forte aposta no turismo do nosso País e da nossa cidade, e a vontade de retomar esta tradição que, também, já foi nossa com a produção do famoso vinho “Bastardinho”, deu-nos vontade de realizar este evento.

A Cooperativa Operária Barreirense “Os Corticeiros” nasce em 1911, embora a sua origem remonte a 1896, quando um grupo de 10 operários corticeiros cria a sociedade. Este local foi escolhido pela sua ligação ao vinho pois aqui vendiam-se produtos de primeira qualidade: “fornecer aos seus sócios géneros de primeira qualidade, peso exato e preço módico, facilitando economias e a sua capitalização”, um destes, o vinho.

 

Quantos produtores estarão presentes?

Estão previstos 26 produtores de vinhos e 1 produtor de queijo Serpa DOP

 

O valor do ingresso dá direito a copo de prova, quantas provas ?

O valor do Ingresso (8,00€) dá direito a um copo e a provar todos os vinhos disponíveis. Existe loja disponível no evento vínico.

Estão previstas provas comentadas e pagas à parte (3,00€/pessoa) com o seguinte programa:

07/05 – 16h00 – Castas Nacionais versus Castas Internacionais com o Sommelier Augusto Brumatti do restaurante 100 maneiras e Artisan’s Terroir

07/05 – 18h00 – Moscatel de Setúbal versus Moscatel Roxo com Pedro Simões da Casa Horácio Simões

08/05 – 17h00 – Companhia Espirituosa com Destilados.

 

barreiro

 

 

Saiba mais em:

https://www.cm-barreiro.pt/conhecer/agenda-de-eventos/evento/provocacao-de-sabores-na-escola-de-jazz-do-barreiro-enoturismo-nacional

 

Foto  do monumento: União de Freguesias Barreiro/Lavradio