//Proteste revela como diminuir «pecados» ao consumir gelados

Proteste revela como diminuir «pecados» ao consumir gelados

Os gelados de leite e de menor tamanho são menos calóricos. Se houver natas, caramelo ou chocolate a energia sobe.

De acordo com o texto publicado no site da Proteste:

“Os gelados em geral são ricos em açúcar. Os de leite ou de natas contêm um teor considerável em proteínas.O teor de gordura, um grande fornecedor de energia, varia bastante: inexistente nos gelados de água, pode atingir 15% na composição dos de leite e de nata. Os ácidos gordos são sobretudo saturados.

Cálcio, fósforo e vitaminas A ou B12 marcam presença nos gelados à base de leite ou iogurte e são benéficos em vários processos biológicos e no correto funcionamento do organismo. Já os gelados de água, de efeito refrescante e com menos calorias, são pouco interessantes do ponto de vista nutricional.

Os gelados de leite e de menor tamanho são menos calóricos. Se houver natas, caramelo ou chocolate a energia sobe. A bolacha, o amendoim e as amêndoas também acrescentam calorias. A composição do mesmo tipo de gelado nas diferentes marcas é idêntica. Apresentamos os valores médios por dose para as unidades de tamanho normal dos gelados mais consumidos.

Quando optar por bolas de gelado, para reduzir as calorias, peça num copo, em vez do cone. Distintos dos gelados, os sorvetes são também uma boa escolha, feitos à base de sumo de fruta, com um teor de 25%, no mínimo. Isentos de gordura e constituídos essencialmente por água, são geralmente menos calóricos. Mas verifique a quantidade de açúcar adicionada.

Se optar por fazer o seu sorvete em casa, escolha a fruta, junte água, triture e congele. Assim, evita a adição de açúcar, de corantes e de conservantes.

Para reduzir os estragos na dieta, pode substituir um dos lanches por um gelado. Como os gelados são diferentes nutricionalmente, é importante ver o rótulo. Prefira os que têm menos calorias, gordura e açúcar”.

Para saber mais sobre este assunto, conhecer as calorias em função do tipo de gelado e saber os resultados do teste a vários gelados de chocolate, vá a: https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/dicas/gelados-quantas-calorias-tem-o-meu-preferido