//Promoções na alimentação conquistam consumidores

Promoções na alimentação conquistam consumidores

Estudo da consultora Nielsen revela que 45% das vendas realizadas no chamado «canal alimentar» contam com promoções associadas.

É curioso verificar que um estudo da mesma consultora realizado em 2011 colocava as promoções em 17º lugar entre os fatores considerados mais importantes para a escolha de produtos nas lojas, enquanto no mais estudo as promoções passaram para o 7º lugar.

Outra informação importante do mais recente trabalho de análise é que 66% dos portugueses optam por pagar mais na aquisição de produtos sem «ingredientes indesejáveis» como o sal, açúcar, corantes e conservantes alimentares.

A comprovar esta tendência estão os resultados das vendas nos últimos dois anos com produtos como os iogurtes biológicos a crescerem 136%, o muesli e granola 84% e os cereais diet 72%, entre outros.

Para Ana Paula Barbosa “é importante compreender que, apesar de o consumidor português procurar preços baixos, existem outras variáveis que são valorizadas e nas quais os retalhistas e as marcas devem apostar”, afirma a Retailer Services Director na Nielsen Portugal.
Ana Paula acrescenta ainda que para convencer o consumidor é preciso assegurar “um equilíbrio entre o preço, a oferta e a conveniência que vá ao encontro das reais tendências de consumo e daquilo que o shopper necessita e procura”, defende a especialista em retalho.

Com a tendência do consumidor em optar por promoções, fidelizar é a palavra de ordem e “para fidelizar os consumidores é preciso inovar nas promoções. As campanhas de colecionáveis, que estão atualmente a decorrer ao mesmo tempo em todas as grandes insígnias de distribuição, são bons exemplos de promoções que acrescentam valor e não têm como benefício o preço, pelo contrário levam o consumidor a investir mais”. Mas, é “preciso mais criatividade” nas promoções e “sobretudo segmentar e personalizar a oferta, apresentando diferentes soluções para consumidores distintos”, aconselha.

Fonte: Hipersuper